Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Uma escolha justa

O Tribunal de Contas da União (TCU) tem um novo membro. Uma mulher, a propósito. E, mais que isso, uma pernambucana. A deputada Ana Arraes (PSB-PE) é mãe do governador de Pernambuco Eduardo Campo e filha do ex-governador, Miguel Arraes. Mas, apesar do parentesco, é importante destacar que Ana tem méritos próprios para assumir uma importante cadeira como ministra do TCU.

Estamos falando da primeira mulher a ocupar o cargo de ministra no órgão auxiliar de controle externo. A vaga foi deixada pela aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. Depois de uma reunião com Eduardo Campos, os demais concorrentes Sérgio Brito (PSC-BA) e Vilson Covatti (PP-RS) desistiram da disputa. O segundo mais votado foi o deputado Aldo Rebelo (PC-doB-SP), que obteve 149 votos, enquanto a terceira colocação ficou com o deputado Átila Lins (PMDB-AM), com 47 votos.

O nome de Ana Arraes para ministra do tribunal representa a força da mulher e da Pernambuco no alto escalão brasileiro. Esta semana, a presidente Dilma Rousseff, afilhada política do pernambucano e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi a primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia-Geral da ONU e recentemente outras mulheres têm conquistado cargos de relevância no cenário político do País.

A filha do ex-governador de Pernambuco tem um currículo inolvidável. Filiada ao PSB desde 1991, Ana é formada em direito, já tendo sido assistente do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, secretária de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), técnica judiciária do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e secretária parlamentar na Câmara dos Deputados. A primeira eleição para deputada federal aconteceu em 2007, e desde então permanece na Casa. Na última eleição, Ana Arraes foi votada para continuar no cargo por mais de 380 mil pernambucanos. Até então, ela é titular da Comissão de Defesa do Consumidor e vice-líder do bloco PSB-PTB-PCdoB.

Durante os quatro anos e meio de cumprimento de seu dever como deputada, foi autora de pelo menos 158 projetos. Em seu discurso nesta nova conquista, Ana Arraes destacou a importância da mulher neste papel, lembrando da participação igualitária da figura feminina no processo de tomadas de decisões, fundamental para o fortalecimento da democracia e composição da sociedade refletida na função pública, nas políticas públicas e na legislação do País.

Agora, Ana sobe mais um importante degrau em sua carreira política, ao conquistar, por mérito e competência, o direito a um cargo vitalício, mas acima de tudo, o dever de fiscalizar os gastos públicos em nosso país. Estamos certos e confiantes de que ela trabalhará arduamente para que o tribunal seja rigoroso com os desmandos daqueles que não zelam pelo dinheiro público. Sim, uma escolha justa e plausível. A mãe do grande Governador Eduardo Campos tem uma história de vida marcada por uma longa militância política, e certamente será lembrada na história pelas conquistas que ainda fará como membro da mais alta corte de contas do Brasil.

5 Respostas para “Uma escolha justa”

  • Bruno Florêncio:

    Cada um tem sua opinião e eu respeito isso, não concordo com a opinião acima, Ana Arraes só foi eleita porque é filha de Miguel Arraes e mãe de Eduardo Campos, o seu currículo não a qualifica para ser ministra do TCU, se compararmos com o currículo, por exemplo, do ministro-presidente do TCU veremos tamanha diferença. Atualmente, a escolha a cargos de ministro tanto em questão ao judiciário, quanto em questão aos ministros de Estado, tem me deixado inojado. Tem que se levar em conta a competência do cidadão e não o seu padrinho político, se ela não fosse mãe do Governador Eduardo Campos e filha do ex-governador Miguel Arraes, tenho certeza que seu nome nem cogitado seria. Sinceramente sem dúvida alguma, o concurso público é melhor forma de avaliar uma pessoa, pois ele não vê rosto nem família, não ver condição social, ou seja, passam os mais qualificados. Gostaria que meu comentário não fosse apagado, discordo do senhor, mas esse é meu ponto de vista.

  • LINDA LOPES:

    Como mulher e pernambucana fiquei muito feliz por saber que as mulheres e principalmente uma nordestina ocupa um dos cargos mais importantes, porém não poderia ter sido diferente uma vez que ela é a mãe do então governador de Pernambuco Eduardo Campos. Desde que o governo foi reeleito cheguei a conclusão de que o estado ficou como direi? ficou nas mãos da familia Arrães. Isso é bom? não sei ao certo, talvez muitos não concordem comigo e até mesmo não respeitem minhas opiniões e filosofia, mas tenho certeza que muita coisa terá que ser feita para que as pessoas não apenas do nordeste mais do Brasil tenha o minimo de dignidade para viver, educação, remunerações salariais, qualidade de vida, saúde em fim, inclusão social. Desculpe-me por fazer meu comentário e que não tenha agradado mais não posso deixar passar essa oportunidade em escrever e fazer os senhores lembrarem dos esquecidos do sertão que pena pela situação de “fartura” onde digo que falta tudo gente! água, saúde, energia digna, crianças ainda exploradas pelo trabalho por ter que simplesmente ter que trabalhar para ajudar o pai na lavoura, o desemvolvimento, qualidade de vida, educação, saúde é privilegios apenas para as cidades grandes?. Não sou politica, não sou filiada a nenhum partido, concorri para o conselho tutelar para fazer alguma coisa pelas pessoas que me procuram, quando não, ouvi-las e dar os caminhos a serem pecorridos, mais fui vitima da politicagem que fazem no municipiop do Paulista, onde os politicos penetram até em eleição para Conselheiro Tutelar com o objetivo de aumentar os grupos fortalecendo-se para campanha de vereadores, mesmo assim fiquei feliz por ter tido no dia 07/06/2010, 249 saindo de suas casas para votar em mim, no meu trabalho sem ter gasto um centavo se quer para tal. Bem espero que Ana Arraes consiga combater as irregularidades se houver.

  • É lamentável.a deputada como os demais politicos que foram premiados com cargo publico desta magnitude, não atendem aos requisitos constitucionais(conhecimentos na area tributária,financeira,economica etc),mas,sim, por serem fihos do nepotismo legalizado.
    deveriamos sentir vergonha de veicular com tanta força está notícias,porquanto não trará beneficio para o povo e, sim,para os politicos que teraõ suas contas aprovadas e a futura ministra que tera dois meses de férias , entre outras vantagens, como os magistratos e mp, quando na verdade quem faz o trabalho sãos os servidores.

  • Fabiano Figueirêdo:

    O Brasil vai sempre estar precisando de pessoas como a deputada Ana Arraes para que se fiscalize para onde vai o nosso dinheiro,hoje em dia tão suado,parabéns governador Eduardo Campos e a luta continua para transformar este país em um país de governantes decentes.

  • Ana Arraes.
    Ministra do TCU

    Viva Ana Arraes!

    Pernambuco fica muito feliz.

Deixe um comentário