Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Tsunami pedagógico

Assim como diversos outros segmentos da sociedade preocupados com a qualidade da educação no país, o Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior (Siespe) lamenta o resultado do último concurso para seleção de professores no qual 94% dos candidatos foram reprovados. Discorda, porém, de comentário do coordenador das licenciaturas da UFPE, José Luiz Simões, reproduzido no editorial publicado no último dia 15, o qual rotula as faculdades particulares, sem qualquer critério, de verdadeiras fábricas de diplomas. A visão que condena essas instituições ou que recorre ao fator salarial para justificar o baixo desempenho dos professores é superficial. A situação, como mesmo avalia o professor, decorre dos graves problemas na educação básica. A maioria dos estudantes de licenciatura provém da mesma educação básica deficitária que pretendem ingressar. Segundo o Enade, 70% dos universitários do curso de letras estudaram em escolas públicas, contra apenas 8,2% dos de medicina. Faltam candidatos aptos a entrar no ensino superior, os quais, por sua vez, acabam ocupando as bancas das faculdades não por mérito pessoal, mas por um excedente de vagas nos cursos de licenciatura. Um problema, alíás, que também se verifica em instituições públicas.

Uma Resposta para “Tsunami pedagógico”

  • Rogeana Seberino:

    Caro Janguiê !

    Sou professora de Biologia da Rede pública estadual da cidade de Blumenau, e ratifico suas palavras no que concerne ao nível dos professores egressos dos cursos de Licenciatura e até mesmo os alunos ingressantes dos cursos de graduação. O que constato pessoalmente é que a escola, a família e o contexto social, nos quais estão inseridos estes alunos, interferem na produção e formação dos analfabetos funcionais que vemos tentando obter uma graduação ou até mesmo a conclusão do ensino médio. Estou pasma em ver os meus alunos e colegas de graduação não sabendo ler,escrever, interpretar e calcular !

Deixe um comentário