Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
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Histórico

Engrenagem viciosa

Esta semana deverá ser votada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados um projeto de lei que institui um exame nacional de certificação como pré-requisito para o exercício do magistério na educação básica. A apreciação da proposta coincide com a divulgação de um resultado alarmante em Pernambuco: dos 27.538 participantes do concurso para professores da rede estadual de ensino, apenas 6% conseguiram acertar pelo menos 60% da prova, coeficiente mínimo exigido para a aprovação. A falta de preparação dos candidatos reforça a necessidade de instrumentos ainda mais rigorosos de avaliação do exercício da licenciatura para garantir a qualidade do ensino. Contrariando analises superficiais, o cerne da questão não reside na má qualidade dos cursos de graduação. O problema integra uma engrenagem viciosa. Os aspirantes a professores são oriundos da mesma educação básica deficitária que pretendem ingressar. Faltam estudantes aptos a entrarem na universidade, que acabam ocupando as bancas das faculdades não por mérito pessoal, mas por um excedente de vagas nos cursos de licenciatura, resultado da desvalorização da profissão em função das baixas remunerações, o que ocasiona menor concorrência nos vestibulares em instituições públicas e privadas.

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