Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Os anseios da população brasileira

Recente pesquisa do Instituto Sensus revela as contradições e os desejos da população brasileira. Sempre desconfiei das contradições presentes em nossa sociedade. Em particular, quanto ao nível de satisfação dos brasileiros com o governo, com a vida e com os serviços públicos oferecidos pelo estado.

A pesquisa Sensus mostra que 48% dos entrevistados estão satisfeitos com o país; 52,8% declaram ter orgulho de serem brasileiros. Estes percentuais mostram que o brasileiro está satisfeito com a sua vida e com o Brasil. Certamente, esta satisfação advém da situação econômica do país. Saliento que o sentimento de bem-estar econômico dos brasileiros permite que 81,7% dos entrevistados aprovem o desempenho do presidente Lula à frente do governo.

Ao analisar as notar atribuídas pela opinião pública a alguns serviços essenciais do estado, constato a contradição. A educação pública obtém nota média de 6,5. O transporte, 5,8. A rede pública de saúde, 5,1. As estradas 5,1. E a segurança pública, 4,9%. Setores fundamentais do governo receberam notas reduzidas. Neste sentido, indago: quais as razões da satisfação dos brasileiros?

O estado existe para prover bens e serviços públicos. Estes, necessariamente, devem ser oferecidos com qualidade para a população. O poder estatal se relaciona diretamente com os indivíduos, já que ele, como já dito, oferece bens e serviços públicos essenciais. A pesquisa mostra que diversos bens públicos não recebem notas satisfatórias da opinião pública. Portanto, isto é uma contradição! Pois não encontro razões objetivas, considerando os resultados da pesquisa, que construam a satisfação dos brasileiros.

Destaco que o Congresso Nacional, o serviço público, as Polícias e o governo são instituições em que os brasileiros nem sempre confiam. Elas obtêm índices reduzidos de confiança dos pesquisados. Então, questiono, novamente: o que motiva a satisfação dos brasileiros? Diante do nível de confiança dos brasileiros com as instituições, tenho a hipótese de que o brasileiro está descrente da democracia.

Violência/criminalidade, drogas e desemprego são os principais problemas do país, segundo a pesquisa Sensus. A redução dos índices de criminalidade e o combate ao tráfico de drogas dependem do governo. Contudo, parte dos brasileiros não confia no governo. Então, indago: os brasileiros acreditam que a segurança pública será mais eficiente no médio prazo? A geração de empregos, em certa medida, depende de políticas governamentais. Inclusive da redução de impostos. Mas parcela dos brasileiros não acredita no governo.

Além disto, os brasileiros consideram os impostos, no caso a alta carga tributária, como um dos principais problemas do país. Lembrando: a redução dos impostos depende do governo. Saliento que 37,8% dos entrevistados consideram os serviços públicos ruins diante da alta carga tributária existente no país.

Friso, ademais, que 69,4% dos brasileiros consideram que a corrupção está aumentando no país. Os fatos trazidos pela imprensa mostram práticas de corrupção presentes no poder público. Então, os indivíduos, isto é uma hipótese, consideram que a corrupção está aumentando no poder estatal brasileiro. Resultado coerente diante da reduzida confiança que os brasileiros têm com as instituições do estado.

A leitura atenta da pesquisa revela não só contradições. Mostra também os desejos da população brasileira. O brasileiro deseja um estado menos corrupto e mais eficiente no provimento de bens e serviços públicos. Ele deseja um país melhor. É que o brasileiro, em sua essência, é otimista. Eu sou brasileiro.

Deixe um comentário