Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Tecnologia em benefício do voto seguro

A palavra democracia tem origem na palavra grega “demos”, que significa povo. É o modelo de governo onde o poder e a responsabilidade cívica são exercidos pelos cidadãos. O regime democrático é aquele que respeita os direitos e garantias fundamentais dos indivíduos. É o modelo em que o cidadão goza de plenos direitos e pode exercer a sua cidadania através do voto, indo às urnas. E, em outubro deste ano, mais uma vez, milhares de brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes.

Talvez muitos ainda não tenham conhecimento, mas alguns municípios brasileiros foram selecionados pelo Tribunal Superior Eleitoral para fazer uso de uma nova tecnologia nas eleições: a biometria. No estado de Pernambuco, os eleitores da Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré entrarão em contato pela primeira vez com a biometria. A digital e a foto de cada um dos eleitores serão os principais identificadores do indivíduo no momento da votação.

É, de fato, muito prudente a decisão da Justiça Eleitoral, pois um país como o Brasil onde milhares de eleitores “fantasmas” circulam pelas seções a cada novo ano eleitoral, somente a impressão digital no momento da votação pode nos garantir que um cidadão não vote em lugar de outro. Não é segredo para o povo que os políticos envolvidos ou não em escândalos no Brasil sempre encontram uma maneira de burlar a fiscalização dos tribunais eleitorais para garantir um curral eleitoral formado por um número cada vez maior de eleitores.

Distribuição de cestas básicas, óculos de grau, consultas de graça, empregos “arrumados”. Esses são alguns dos exemplos do que os brasileiros recebem de chantagens em troca do voto. No combate a esses tipos de fraudes, a urna biométrica é um forte aliado para evitar possíveis eleições fraudulentas. Nas eleições de 2008, a tecnologia foi usada pela primeira vez. O projeto foi inserido nas cidades de São João Batista, em Santa Catarina, Colorado do Oeste, Roraima, e Fátima do Sul, no Mato Grosso do Sul.

Agora, em 2010, participam 1.122,886 eleitores de 51 municípios, todos recadastrados pelos tribunais regionais locais. A expectativa é que esse sistema proporcione mais segurança para as eleições e nos traga mais garantias de uma votação honesta, já que nenhum indivíduo pode ter impressão digital igual à do outro. Isso nos mostra que os avanços tecnológicos permitem mudanças positivas para diversas áreas de atuação, inclusive quando se trata de garantir o pleno exercício da cidadania.

Deixe um comentário