Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O desafio da renovação e da inovação

Por força da legislação eleitoral brasileira, as eleições fazem parte do cotidiano da sociedade brasileira. Em intervalos de dois em dois anos, os brasileiros vão às urnas escolherem prefeitos, vereadores, governadores, presidentes, deputados e senadores. Neste ano, os eleitores escolherão os gestores de seus municípios e os legisladores das respectivas câmaras municipais.

Está chegando a hora de os candidatos dos variados partidos, – marinheiros de primeira viagem ou veteranos de tantas, tentando a reeleição -saírem às ruas para pedir votos aos eleitores. Apesar da pluralidade partidária presente em nosso país, não se vê muita novidade. É muito comum a presença de atores tradicionais na política brasileira, tanto no âmbito da disputa micro – municipal ou estadual -, como também na macro, ou nacional. Registre-se que depois de quase dois anos sem dar a mínima atenção ao eleitor, os veteranos do voto voltam a fazer as mesmas promessas e os mesmos compromissos, repetidos, mas, nunca antes cumpridos.

Certos candidatos podem ser antigos para o eleitor no âmbito da disputa municipal, mas, podem representar novidades numa disputa estadual ou nacional. É de suma importância que os partidos políticos ofereçam ao eleitor novos quadros. O eleitor está cansado da velha política e dos velhos candidatos.

Entretanto, insta perquirir: será que a política brasileira tem ofertado novos quadros eleitorais ao eleitor para a égide nacional? Importa responder negativamente. Afora Aécio Neves, de Minas Gerais, que já vem tentando alçar vôos nacionais há algum tempo, e não decola, encontrando-se no momento, no ostracismo, a única novidade nacional de peso e substância, capaz de enfrentar com grandes chances de vitória uma disputa majoritária nacional é a figura do brilhante governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Novos candidatos no âmbito nacional, como Eduardo Campos, podem significar novas idéias; práticas políticas e de gestão diferentes das que estamos acostumados, novos posicionamentos e inovação no exercício do mandato. Registre-se que a sociedade do conhecimento em que vivemos é complexa e sofre mutações, as quais por si só não diminui a sua complexidade. Ao contrário, a mutação a torna mais complexa. Neste contexto, os novos atores políticos de destaque podem vir a dar conta, por meio das características citadas acima, das complexas demandas que surgem e estão presentes na sociedade brasileira.

Os eleitores da sociedade do conhecimento estão mais conscientes e mais exigentes. Dentre os diversos critérios para que um candidato seja escolhido pelo eleitor contemporâneo, além de apresentarem novas ideias e novas práticas de gestão, eles precisam estar propensos à inovação, fugindo da velha política e das velhas ideias oligárquicas. De fato, Eduardo Campos se destaca por ter todos esses predicados.

Deixe um comentário