Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A voz e a vez delas

Os números não mentem: já são 3.941.819 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil. E a vantagem delas não fica só no quantitativo da população. As estudantes universitárias são 77,3 milhões em todo o planeta – 2,2 milhões a mais que os homens em faculdades.

Historicamente, as mulheres conquistaram o direito ao voto há 80 anos e hoje, elas representam 52% dos eleitores no Brasil. Em 1927, em Mossoró (RN), tivemos o registro da primeira eleitora e em 1928, Alzira Soriano foi eleita a primeira prefeita do país, em Lajes (RN). As mulheres também estão cada vez mais presentes na política e nas representações das grandes empresas do Brasil e do mundo. A atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi a primeira mulher a ocupar o cargo no país e a 11ª na América Latina. A primeira a chegar à presidência na América latina foi a argentina María Estela Martínez de Perón, mais conhecida como “Isabelita Perón”.

Entretanto, as mulheres não conquistaram espaço apenas na política. Elas estão dirigindo empresas, se tornaram destaque no telejornalismo e começam a ser nomes fortes até nos mais fechados redutos masculinos, como é o caso de Patricia Amorim, atual presidente do Flamengo; e de Grace Lieblein, presidente da GM Brasil. Nos últimos anos, a presença de mulheres em cargos executivos é cada vez maior. Com destaque para Maria das Graças Silva Foster, que assumiu a presidência da Petrobrás; Ana Arraes, a primeira ministra do Tribunal de Contas da União (TCU); Cármen Lúcia, que recentemente foi eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O antigo “sexo frágil” se tornou muito forte. As mulheres abandonaram o perfil de donas de casa e assumiram outros papéis. As mulheres estão cada vez mais presentes nas equipes da construção civil e mesmo diante de tanta mudança, não deixaram as funções de casa esquecidas. As donas de casa agora são mulheres que cuidam da família, trabalham fora e ainda tem tempo de estudar e se especializar. Todas essas mudanças sem perder a delicadeza e o charme feminino.

Mesmo com todas essas mudanças, vale ressaltar que, em alguns aspectos, ainda existem diferenciações entre homens e mulheres. Infelizmente, em alguns casos, apesar de exercerem a mesma função, as mulheres ainda recebem remuneração inferior em até 40% das ofertadas aos homens.

Para concluir, caros leitores, parabéns a todas as mulheres, pela coragem em superar as adversidades e cumprir, com muita dedicação e amor, todas as missões que lhes são dadas.

Uma Resposta para “A voz e a vez delas”

  • Deuslene:

    Ilustríssimo, Sr,
    Tenho usado seus artigos para minhas aulas de Redação e quando os leio os alunos já reconhecem o autor. Parabenizo-o pela ousadia (pois o que mais me admira, nos grandes homens é a esta qualidade). Seus textos têm um caracter de crítica de muito proveito, em sala de aula, visto que meu objetivo é formar homens e mulheres que tenham autonomia e liberdade de expressão.
    Parabéns e continue nessa luta.
    Professora Deuslene

Deixe um comentário