Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Medicamentos atrativos e ilegais

O comércio ilícito de medicamentos, seja através da internet ou em farmácias, tem se tornado um grave problema de saúde pública cada vez mais frequente nas cidades brasileiras. A cada dia recrudesce, substancialmente, o número de sites que vendem esses produtos sem qualquer registro nos órgãos competentes, colocando em risco a vida das pessoas, principalmente as mais necessitadas.

Nesse diapasão, em relatório divulgado recentemente, a Organização das Nações unidas – ONU insere as pessoas mais jovens como o principal alvo das redes de tráfico de medicamentos ilícitos através da internet e nas redes sociais. Registre-se, no particular, que além da venda sem qualquer regulamentação, descobriu-se que mais da metade desses medicamentos ilegais que são vendidos na internet são falsos, cujos fatos atrativos para a comercialização consistem no baixo preço do produto e na garantia de curas milagrosas.

Aumentando a égide de considerações, asseveramos que na atualidade a principal droga consumida pelos jovens consiste nos anabolizantes utilizados para a conquista de músculos. Chega-se ao ponto de injetarem silicone nos músculos, e até mesmo a ingerirem medicamentos indicados para tratamento de animais de grande porte, como o cavalo. Alguns desses medicamentos possuem várias indicações clínicas e podem ser consumidos de forma legal através de acompanhamento médico com controle das dosagens. Entrementes, é particularmente pesaroso frisar que os jovens, na busca por melhorias estéticas e músculos desenvolvidos em pouquíssimo tempo, consomem em doses exageradas esses tipos de medicamentos, muito além das dosagens permitidas e recomendadas pelos médicos. A conseqüência disso é o que vemos diariamente nos noticiários jornalísticos. Jovens, na flor da idade, sendo internados e, muitas vezes alcançando óbitos.

É conveniente enfatizar, por outro lado, que o crescimento desse comércio ilegal, via internet, ocorre por vários motivos: em primeiro lugar pela desinformação da população, que desconhece os efeitos que o uso desses medicamentos, de forma exagerada, pode acarretar a saúde; em segundo lugar, em virtude do alto preço que esses medicamentos possuem; em terceiro, em face à grande dificuldade de acesso da população aos programas de saúde oferecidos pelo governo. Por fim, a baixa escolaridade, o baixo poder aquisitivo, a dificuldade de acesso à informação correta sobre o produto, aliados à falta de uma rigorosa fiscalização pelos órgãos governamentais competentes, permitem – e até incentivam – os vendedores ambulantes a exercerem este tipo de comércio ilícito.

Para arrematar, caros leitores, podemos sublinhar que a venda desses medicamentos ilícitos – e muitas vezes falsos – é tipificado como crime e como tal deve ser punido pelo estado de forma veemente. Por outro lado, o uso deles consiste em um grave problema de saúde, acabando por agravar o grande problema da saúde pública brasileira, – que já não é das melhores -, prejudicando milhares de jovens e de famílias brasileiras já tão fragilizadas pela escassez de serviços públicos de qualidade.

Deixe um comentário