Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A qualidade da TV aberta no Brasil

A televisão aberta brasileira foi, durante anos, referência dentro e fora do país. Aos mais novos, nas décadas de 80 e 90, a TV aberta era tida como um veículo de aprendizagem, visto que trazia muita informação aos telespectadores. Hoje, diferentemente de outrora, o que temos são os big brothers da vida e os excessos. Excessos de cenas de violência e apologia ao crime, excessos de apelo sexual e brincadeiras que expõem os participantes ao ridículo. Tudo isso em programas que antes deveriam servir para informação e distração do público.

Cumpre lembrar que mais de 90% das residências no Brasil tem aparelho de televisão, cerca de 54 milhões de aparelhos. Desses usuários, cerca de 17% adquiriram TV por assinatura. Tal crescimento não é apenas em virtude de que o preço da TV a cabo ter caído, mas também em face de que são os canais fechados que tem, atualmente, a maior variedade em programação – aliando cultura, entretenimento e informação.

Com efeito, o público da televisão aberta vem caindo nos últimos dez anos. A novela, o principal produto da televisão brasileira, tinha uma média de audiência de mais de 60 pontos no final da década de 90. Hoje, comemora, sobremaneira, quando a audiência atinge 40 pontos. Vale ressaltar, ademais, que esses picos de audiência acontecem apenas em capítulos finais ou relacionados a alguma cena isolada.

Outrossim, quando nos referimos à qualidade dos programas na televisão brasileira, não é simplesmente ter programas com inúmeros quadros e que tenha um(a) apresentador(a) bonito e simpático, com a capacidade de fazer o telespectador não mudar de canal. Ter qualidade na televisão é ter acesso a um veículo onde são transmitidos programas que devem prezar pela qualidade no texto, quadros inteligentes que informem e eduquem – de preferência os dois ao mesmo tempo. Em meio a tanta baixaria, programas sensacionalistas, filmes repetidos, humorísticos apelativos, é difícil encontrar algum tipo de programa de qualidade para os olhos do telespectador exigente.

A reflexão sobre a “arte imita a vida” – ou seria “a vida imita a arte” – é cabível. Devemos parar e refletir sobre o que estamos permitindo que os nossos filhos assistam. Salvo poucas exceções, a péssima qualidade da programação da televisão aberta no Brasil é aquiescida por nós brasileiros. Na guerra das emissoras pela audiência, tudo que dá audiência se copia e, na maioria das vezes, programas com formatos idênticos passam, exaustivamente, em canais e emissoras diferentes.

Entrementes, caro leitor, atenta leitora. Censurar, apenas, não é a solução. Já superamos esta fase. Provavelmente o caminho para a solução esteja na conscientização da população para que sejam exigidos programas mais inteligentes e não apenas novelas em que se tem sempre um final feliz. Se quisermos uma TV aberta de qualidade, precisamos separar o exercício da liberdade de expressão da prática do entretenimento nivelado por baixo. A qualidade dos programas de nossa televisão só mudará à medida em que a educação da população brasileira avançar, haja vista que as programações são realizadas levando em conta o nível intelectual do telespectador brasileiro. Fico então na torcida para que, no futuro, a televisão seja o reflexo de uma sociedade mais inteligente e esclarecida.

4 Respostas para “A qualidade da TV aberta no Brasil”

  • Gustavo Hollanda:

    Excelente texto Janguiê, como sempre. Porém este tem um valor maior ainda, uma vez que aborda um tema FUNDAMENTAL para o bem estar social. O efeito da mídia na cultura é extremamente significativo. Cônscios disto, os pretensos “donos do poder” não soltam as rédeas da “Grande Mídia”, basta lembrar a campanha contra o Edir Macedo, pois como um “reles mortal” ousa obter uma concessão de TV. Na verdade, quando víamos cenas absurdas de um Pastor chutando uma imagem de Nossa Senhora, o verdadeiro efeito que se buscava era “queimar” a imagem dos que estavam ligados à Record / Universal, pois poderiam vir a incomodar… E incomodaram… Vi na Record importantes críticas à Globo, como por exemplo, o fato de que a Globo invadiu área pública em SP para utilizar com fins particulares… UM ABSURDO!!! Mas quem poderia dar voz a uma constatação destas? A concorrente Record!!! Não sou a favor da Record nem contra a Globo, apenas desejaria que este “poder midiático” fosse utilizado para promover a CULTURA e a PAZ, através da Educação, Trabalho e preservação dos Valores Morais. Precisamos urgentemente de melhores políticas públicas para a Mídia. Que não haja cerceamento da liberdade, mas que também não se permita o abuso deste direito, pois as crianças e as pessoas mais simples são os mais vulneráveis aos efeitos nefastos da corrupção de valores. A quem interessaria um Brasil FORTE, com pessoas capazes de avaliar criticamente uma situação? Convém aos interesses de países pretensamente mais poderosos que os Brasileiros sejam medíocres. Mas para NÓS isto não interessa!!! Então, TV ruim deve ser TV desligada. Leiamos bons livros… LIXO é na lixeira, e não na mente de nossos filhos e entes queridos!!!

  • cecilia:

    Extraordinário!

  • Rodrigo Zimmermann:

    Discordo e concordo.

    Discordo que a tv por assinatura tenha maior qualidade. Quem produz conteúdo no Brasil é a tv aberta! Temos ótimos canais abertos que produzem conteúdo de entretenimento: Globo, Record, SBT, Band e RedeTV.

    Também existem ótimos canais de conteúdo educacional e cultural na tv aberta: eParaná, Futura, Tv Escola, Tv Brasil, NBR, Cultura.

    A TV paga está começando com conteúdo agora, pois foi aprovado um projeto de lei que obriga a exibição de conteúdo nacional nas emissoras de tv por assinatura.

    O que está errado e tem diminuido a qualidade da TV como um todo são os horários vendidos a terceiros, que em muitos canais de televisão aberta chega a cada de 12 horas diárias de programação concedida a religiosos ou a anunciantes diversos. Ainda, existem canais com 23 horas (quase o dia inteiro) de programação concedida a terceiros, como a Rede 21 e a Rede Mercosul.

    A falta de qualidade é devido à venda de horáriosa religiosos e propagandistas.

  • roberto:

    a tv aberta brasileira anos apos anos esta literalmente e decadencia,sem criatividade efim,nenhuma qualidade e criatividade ja se foi o tempo que tv aberta tinha compromisso com o telespectador.

Deixe um comentário