Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Muito além das escolas

A tragédia no Rio de Janeiro, que deixou pelo menos 12 crianças mortas em uma escola no Realengo, levantou a polêmica sobre a falta de segurança nas instituições de ensino da rede pública. Em Pernambuco, o Governo promete investir em câmeras de monitoramento e treinar dois mil porteiros para trabalhar nos colégios públicos do Estado. Mas o problema é nacional e, infelizmente, vai muito além das portas das escolas.

O caso do Rio não foi uma questão particular de falta de policiamento. Tratou-se de um ato cometido por uma pessoa doente, que certamente praticaria os homicídios em qualquer outra localidade. A escolha da escola foi uma questão pontual, devido a traumas de infância do atirador, segundo explicações de médicos e psicólogos que acompanharam o caso, e não reflete necessariamente uma falta de segurança no local.

No entanto, o assunto serviu para despertar a questão. A discussão, ainda que não devesse ser relacionada ao caso, trouxe à baila um tema relevante. O problema existe, sim. E já estava mais do que na hora de as autoridades partirem para a tomada de providências. Pernambuco que o diga. Nas escolas do Estado já existe um policiamento efetivo. Além disso, a Patrulha Escolar também tenta diminuir a insegurança. Entretanto, o efetivo ainda é pequeno. Os policiais voluntários trabalham em 314 escolas e a rede estadual de ensino conta com mais de 1,1 mil unidades. Preocupado com a questão, o Governo do Estado tomará nos próximos dias uma medida eficaz. Além dos profissionais treinados para garantir a redução da violência, será investido em tecnologia para aumentar a segurança.

No âmbito nacional, a discussão também veio à lume. O Senado já trabalha no sentido de criar novas leis para coibir a violência. O próprio presidente do Senado, José Sarney, se manifestou nesse sentido quando afirmou que, a partir desse episódio, o governo passará a dar mais atenção à questão de falta de segurança nas instituições de ensino brasileiras. Registrou, também que a tragédia pode trazer de volta à sociedade e ao Congresso Nacional a discussão sobre a proibição de venda de armas de fogo. E o próprio presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), Eunício Oliveira (PMDB-CE), também está decidido a juntar esforços para votar projetos que tratem do assunto.

Registramos que a preocupação é urgente e nacional. Acreditamos que o caso isolado do Rio de Janeiro deverá servir de lição – lição triste e profunda – para todos os governantes e gestores públicos. O Brasil precisa discutir a questão da segurança, à exaustão. Precisamos de segurança em todos os lugares públicos e privados. Nas ruas, nas praças, nos supermercados, nos hospitais, e, principalmente nas escolas. A dolorosa lição abriu nossos olhos e fez com que passássemos a ver o problema de maneira muito mais ampla. Porque, de fato, o é.

Uma Resposta para “Muito além das escolas”

  • ALESSANDRA MISCHELLY FERREIRA:

    A tragédia que paralisou o Rio de Janeiro, foi sem duvida estarrecedora, porém, não menos traumatizante que a inércia dos nossos ilustres governadores,no que tange a Segurança Publica. O caos que toma conta de nossas cidades é perceptível e o ocorrido em Realengo é apenas um reflexo, mínimo, do que vem suportando toda massa populacional. Porém foi necessário que um fato doloroso e de repercução internacional acontecesse para se iniciar as conjecturas em relação ao modo de agir das autoridades Diante de tal desabor, pergunto-me: Será que a TRAGÉDIA é o ÓLEO que move a engrenagem dessa grande maquina chamada governo?

Deixe um comentário