Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

José Alencar: um exemplo para os brasileiros

Depois de lutar durante 13 anos contra um câncer, nosso ex-vice-presidente José Alencar morre aos 79 anos, deixando como lição o amor incondicional à vida. Sua batalha contra a doença e sua serenidade diante da morte foi um exemplo de coragem e persistência. O mineiro nos deixa como herança valores que não podem ser calculados em inventário: integridade, ética, comprometimento. Conceitos raros em um País cuja mentalidade maniqueísta define política como sinônimo de corrupção e onde todo empresário é taxado de explorador. Com sua biografia impoluta, José Alencar derruba esses paradigmas.

De balconista à megaempresário, o ex-vice-presidente prosperou através do trabalho. De uma família pobre, composta por 14 irmãos, Alencar começou a trabalhar aos 7 anos de idade, ajudando o pai, e saiu de casa aos 15 anos para ser balconista em uma loja de tecidos, cujo salário não era suficiente nem para pagar um aluguel de um quarto, obrigando-o a dormir nos fundos do estabelecimento comercial. Aos 18 anos, com dinheiro emprestado, abriu sua própria loja, “A Queimadeira”.

Era o início da construção de um império no ramo têxtil, consolidado com a criação de Coteminas (Companhias de Tecidos Norte de Minas), em 1967, na cidade de Montes Claros, e presente hoje em 11 cidades em Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Argentina, exportando para toda a América do Sul, Estados Unidos e Europa. A empresa é dona das marcas Artex, Calfat, Garcia e Santista.

Com o sucesso comercial, Alencar conquistou o posto de presidente da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O empresário ingressou na política em 1993, quando se filiou ao PMDB. No ano seguinte, foi candidato ao governo de Minas, ficando em terceiro lugar. Em 1998, conquistou a vaga no Senado Federal por seu estado, com 3 milhões de votos. Em 2002, pelo PL, integra a chata de Lula, sendo eleito vice-presidente. Ao longo dos oito anos do Governo Lula, Alencar presidiu o Brasil por mais de 400 dias.

Apesar de toda sua notoriedade política e empresarial, foi na luta contra o câncer que José Alencar virou um exemplo para os brasileiros. Desde 1997 o ex-vice-presidente passou por uma série de cirurgias para combater tumores no rim, próstata e abdome, teve um edema pulmonar, sofreu infarto, e outra série de complicações, mas sempre manteve a força de vontade e o otimismo. Em entrevista ele declarou: “Não tenho medo da morte. Tenho medo da desonra. Um homem público não morre. Mas perde a honra”. José Alencar honrosamente deixará saudade.

Deixe um comentário