Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Agora é oficial

O Brasil não crescerá no mesmo ritmo da expansão do ano passado. Era de se esperar, mas desta vez a notícia é oficial. Pelo relatório trimestral de inflação do Banco Central (BC), divulgado esta semana, o cumprimento da meta estabelecida está mais longe que nunca. E este é um problema que desencadeia outros, como – o talvez principal deles – a redução na arrecadação do País.

Em 2010, o Brasil cresceu 7,5%, índice explicado pela deflação de 2009, com a crise financeira mundial. E, pelo andar da carruagem de 2011, os 7,5% de expansão ficarão para a história. A expectativa de inflação no fim deste ano é mais acanhada. Aliás, mais acanhada até que a própria meta determinada pelo Banco Centra, em torno de 4,5%. Não será possível. Segundo dados do BC, é de 5,6% e, no fim de 2012, chegaria a 4,6%. Somente no primeiro trimestre de 2013 a inflação atingiria a meta, de 4,5%. A justificativa é simples: o custo para se atingir a meta no curto prazo é inviável.

Mas crescer menos também significa menos arrecadação de impostos. Ou seja, menos possibilidades de proporcionar mais crescimento. O relatório do BC ainda prevê para baixo, numa média de 4%, o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano. O fato é que este planejamento foi realizado com base no crescimento do País em 5%. Isso significa que o PIB não aumentará como o previsto, já que a arrecadação reduzirá.

A notícia do BC esbarra em diversos setores da economia do País. Na comparação com o relatório divulgado em dezembro, houve redução em todas as projeções de crescimento por atividade econômica. A indústria passa de 5,4% para 4,2%; o comércio, de 5% para 4,2%; os serviços, de 4,2% para 3,8%; e a agropecuária, de 3,3% para 1,9%. Considerando a taxa básica de juros, a Selic, a 11,75% ao ano e o dólar a cerca de R$ 1,65 no final deste ano, devem ficar neste trimestre em torno de 6,2% as projeções para o IPCA dos últimos 12 meses, com aumento para 6,6% no terceiro trimestre e redução para 5,6% no final do ano.

Com base nos números e índices, os riscos de aumento de inflação existem, sim. E qualquer medida de indexação na economia pode ser maléfica para o combate ao aumento de preços, a exemplo de correção do salário-mínimo, da tabela do Imposto de Renda e outras. Cumprir as metas inflacionárias seria indispensável. Isso ajudaria a reduzir a tendência de indexação.

De fato, o Brasil não poderia crescer tanto. Deveria, mas não há condições para isso. Diante dos fatos, o custo para se expandir tão rápido é mesmo alto e inexequível. O problema é que a notícia, apesar de ter sido divulgada somente agora pelo Banco Central, não é nova para os brasileiros. Não é novidade para o mercado financeiro. E o Governo certamente já sabia disso. Ao menos agora, é oficial.

Uma Resposta para “Agora é oficial”

  • Fausto Muniz:

    Sem sombra de dúvida, é importante crescer economicamente, desenvolver-se sob esse aspecto, mas é importante ter calma e não meter os pés pelas mãos. Se o Brasil ainda não pode crescer tanto, então tenhamos calma e encontremos outros caminhos para que esse progresso ocorra, principalmente se estiver atrelado à metas consistentes de desenvolvimento social, distribuição de renda e combate eficiente à pobreza e miséria. Um país que cresce e não se desenvolve, está sendo e vai continuar a ser um país pobre. Jamais esqueçamos disso.

Deixe um comentário