Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Greve da polícia e ordem pública

As ruas de Salvador nos levam a um texto em O MÉTODO: A Era Bárbara do Cogito, de Edgar Morin (antropólogo, sociólogo e filósofo francês). Lá, ele nos esclarece as ações bárbaras de nossa época vindas de ambiguidades: “há lucidez, perspicácia, descobertas, invenções expressivas, mas também as pessoas e classes, sobretudo, nos chegam com erros, cegueiras, ilusões e delírios”. Mesmo com os avanços a olhos vistos, a vida em sociedade não está em fase de acabamento. Precisamos reconfigurá-la.

Um dos erros é justamente ter o serviço público no afã de se adquirir estabilidade financeira. O mercado de concursos públicos no Brasil é demasiadamente competitivo. Mas deveríamos ser um país de empreendedores. Isto ajudaria – e muito – o desenvolvimento da nação. Para muitos, o cargo público é o objetivo principal da vida. Nesse sentido, o cargo público de policial é um deles. Fixar-se nesses propósitos é negar-se, é limitar-se à passividade, é ausentar-se da condição de co-autor de perspectivas, de descobertas, de avanços expressivos. É, sobretudo, não compreender o que seja o serviço público. Ignora-se, também, que a remuneração tão desejada é aviltada pela inflação ou pela política salarial governamental. As consequências disso são, inexoravelmente, as greves.

Apesar de a greve ser, por lei, um direito do funcionário público, esse direito deve ser exercido dentro de certos limites. Há orçamentos públicos que não podem ser ignorados. O exercício do direito de greve deve ser exercido sempre em observância à manutenção das questões coletivas, de ordem pública e das questões essenciais da população e da sociedade, como o transporte público, a saúde, a educação e a segurança pública. O funcionário público deve exercer o direito de greve dentro de um limite taxativamente previsto em lei.

Entretanto, desde a década de noventa, greves de policiais militares são corriqueiras no Brasil. Tal fato serve de alerta para o poder público estadual e municipal priorizar as necessidades básicas, além da política salarial desta importante categoria profissional – sem, é claro, perder o controle fiscal ou sem virar refém deste setor.

Quando policiais militares fazem greve, exigindo aumento salarial que desequilibra fiscalmente o estado, sem resguardar os serviços essenciais da sociedade, estão colocando o direito à vida da população em jogo, pois eles representam o poder coercitivo do estado. Nesse contexto, a manutenção da ordem pública fica comprometida, exigindo a força do estado juiz em decretar a ilegalidade da greve e determinar o retorno imediato dos policiais ao trabalho. Diferente disso, o estado vira o caos. Que o estado juiz aja. Que o estado coercitivo volte ao trabalho para cumprir a sua tarefa transcendental de garantir o direito à ordem pública. Neste quesito, portanto, que surja o acabamento. E agora, também no Rio de Janeiro. Onde vamos parar????

Deixe um comentário