Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Educação e esportes: poderosas ferramentas de integração

Vivemos hoje em uma sociedade onde, em várias áreas, os valores éticos e morais, de tradições e conceitos foram praticamente esquecidos. Sendo assim, o grande ídolo, já não é mais um escritor famoso ou um cientista, mas sim, um jogador de futebol, um cantor ou vencedor do Big Brother Brasil.

A prática de esportes não é apenas um símbolo de cuidado com a saúde. Os esportes tem sido, cada vez mais, uma ferramenta de integração e inclusão social. Nos últimos anos é expressivo o aumento de alunos e de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Durante a prática esportiva, crianças e jovens aprendem muito mais que as técnicas que envolvem o esporte. Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade.

Nesse contexto, vale ressaltar que o esporte, quando aliado à educação, é uma poderosa ferramenta da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois, quando não estiverem na escola, diminuindo o ócio e evitando o risco de estarem nas ruas, convivendo e aprendendo “o que não devem”. Um grande exemplo desse tipo de ação social é o Instituto Ayrton Senna (IAS), que através do Programa Educação pelo Esporte já atendeu mais de 80 mil crianças e jovens de baixa renda no Brasil.

Entretanto, é preciso entender o esporte, acima de tudo, como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das individualidades, a formação pessoal para a cidadania e a orientação para a prática social. Já a educação propriamente dita, através da escrita, da leitura, da sala de aula, tem a capacidade de formar o indivíduo para participar da vida política, econômica e social das cidades, estados e do país. Precisamos entender que o papel decisivo do esporte, junto à educação, é a busca por princípios e valores sociais, morais e éticos.

Caros leitores, ao aliarmos esporte e educação de qualidade é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade. Nas instituições particulares, vemos aumentar a cada dia o número de alunos nas equipes esportivas que são bolsistas. Esta é uma forma de incentivo no setor privado. Cabe, também, ao poder público investir mais nesta área, criando e ao mesmo tempo melhorando a relação existente entre esporte e educação como elementos básicos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.

Arrematando, frisamos que apenas e somente a educação básica de qualidade é capaz de garantir uma inclusão social completa e permanente. O acesso ao mercado de trabalho e as vagas de emprego bem remuneradas estão disponíveis para aqueles que buscam e possuem qualificação de mão de obra. Este é o grande desafio.

4 Respostas para “Educação e esportes: poderosas ferramentas de integração”

  • Renato:

    ótimo texto, deveria ser lido por autoridades do nosso ministério, das secretarias estaduais e municipais do esportes.

  • prof. aurileide:

    muito bom o texto. serviu muito para nortear minhas ideias para desenvolver um a tema a ser trabalhado nesse período d olimpíadas. despertando incentivo a aprendizagem e motivação expandida o lado crítico positivo e negativo. obrigada

  • Mariângela Carvalho:

    Excelente texto! Parabéns.

  • Rogério Velinho:

    Prezado Prof. Janguiê, bom dia

    Sou professor da Faculdade de Educação Física Mauricio de Nassau – Un. João Pessoa. Ao acordar cedo e procurar algo sobre Esporte e Educação, me deparei “de primeira” com seu texto e ponto de vista.
    Me sinto orgulhoso em fazer parte do time Nassau. Suas observações a respeito do esporte e seus valores, me certificaram de que estou no caminho e no time certo. Este ano vamos implantar um grupo de estudo em futebol e sociedade, onde um dos enfoques é investigar e estudar as contribuições e importância deste esporte ( assim como outros possuem), na formação integral das crianças e jovens.
    Este seu texto será utilizado como texto inicial do grupo de estudo, pela sua sua visão clara e norteadora para as demais ações que imaginamos.

    Muito Obrigado e um Feliz 2017.

    Rogério Velinho

Deixe um comentário