Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Cidades inteligentes

O tema mobilidade faz parte do nosso cotidiano. Órgãos de comunicação e redes sociais monitoram o trânsito através da participação das pessoas que circulam pela cidade. O tema mobilidade está na agenda pública e será tema central da disputa eleitoral do próximo ano.

As grandes cidades brasileiras carecem de infraestrutura que facilite a mobilidade. O Brasil cresceu economicamente. O mercado consumidor também. A população brasileira vive majoritariamente nas cidades. Os contextos socioeconômico e urbano se transformaram nestes últimos 20 anos. Entretanto, as cidades não realizaram intervenções satisfatórias para facilitar a mobilidade urbana.

Mais carros, mais trânsito. E mobilidade insatisfatória. Esta aparente formula matemática é contraditória. Pois a carência de transporte público presente na realidade brasileira seria superada por mais veículos privados. Esta hipótese é falsa, em razão de que a expansão da frota de veículos privados não foi acompanhada por um plano de mobilidade, o qual deveria abordar, prioritariamente, a construção de novas vias urbanas.

Salientamos, contudo, que o surgimento de novas vias não resolve o problema da mobilidade. Elas são instrumentos necessários, mas não suficientes. É imprescindível que seja ampliado a oferta de meios públicos de transportes. Novas linhas de metrô e de ônibus. E ambas devem ser ofertadas com qualidade para o consumidor.

Neste caso, o indivíduo terá a chance de optar entre a utilização do transporte público ou do transporte privado. Caso a qualidade exista, ele poderá por escolher o transporte público.

Recentemente, o governador Eduardo Campos anunciou o plano de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. Ação meritória do governador. Serão investidos R$ 476 milhões em um Terminal Integrado e três corredores de transporte público. Estas intervenções estão no âmbito da infraestrurura, mas, certamente, atrairá investidores privados que atuam no segmento do transporte público.

A decisão sábia e oportuna do governador Eduardo Campos deve servir de exemplo para os prefeitos de Pernambuco. Em particular, daqueles que administram cidades medianas, as quais crescem incentivadas pelo desenvolvimento pujante da economia pernambucana.

Cidades inteligentes são aquelas em que a mobilidade de fato existe, e, por consequência, o desenvolvimento socioeconômico.

Uma Resposta para “Cidades inteligentes”

  • eliane ribeiro da cunha:

    Professor Janguiê, na qualidade de aluna do Centro Universitário Mauricío de Nassau, eu posso testificar que estou na Universidade que tem compromisso com a Sociedade Pernambucana, e demais Estados Brasileiros, oferecendo oportunidades, a todos e especialmente, aos mais carentes, com 62 anos de idade,eu tenho a honra de está curssando Direito para realizar um grande sonho, que foi interrompido por motivo superior, com formação acadêmica na ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA EM 1988. Sou grata tb ao Professor Adriano Azevedo, a quem faço Jus, pela sua gentileza em me receber com carinho, eu me curvo diante deste professor.

Deixe um comentário