Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Como ser um bom político?

Em pleno período eleitoral e com tantos candidatos com nomes e propostas diferentes, torna-se difícil escolher em quem votar. Calejados por escândalos como o mensalão – que causou um rombo de R$ 55 milhões em 2005 e contou com 40 pessoas envolvidas, mas apenas 3 deputados foram cassados -, e os anões do orçamento – que causou prejuízo de R$ 800 milhões de 1989 a 1992, quando sete deputados faziam emendas que remetiam dinheiro a entidades filantrópicas de parentes, cobravam propina para inclusão de verbas em grandes obras e faziam lavagem de dinheiro por meio de apostas na loteria – fica a pergunta, como é possível ser um bom político?

Poderíamos dizer que um bom político é aquele ético e honesto. Mas, essas são características que devem ser inerentes a qualquer bom cidadão e não necessariamente um bom cidadão pode ser tomado como um exemplo de um bom político.

No Brasil, o bom político é aquele que senta num bar para beber com seu eleitorado ou ainda aquele cara simpático, que aparece na véspera das eleições com uma cesta básica para aquela família que sofre com a seca. Um bom político não é aquele que se aproveita da pobreza, da necessidade, da falta de instrução desse povo para ludibriar e tentar dar o golpe comprando os votos desses pobres cidadãos de diversas formas. Precisamos acabar com essa cultura.

Nós, cidadãos, precisamos entender nosso papel na sociedade. Temos que interagir com nossos representantes, buscando informações, cobrando soluções para os problemas sociais. O papel do político é ser um representante da sociedade, é constituir-se em advogado de causas comunitárias. Ser alguém aberto a receber permanentemente demandas vindas da sociedade, sejam individuais ou coletivas. A principal característica que faz de um cidadão um bom político é sua capacidade de colocar o interesse público acima dos seus próprios interesses.

Todo bom político deve ter um intenso e verdadeiro sentimento por aquilo que faz. Esta é a principal característica de um político e é isto que faz a diferença. Ele deve ter um conhecimento intelectual daquilo que o povo precisa e este conhecimento deve ser sempre crescente, a favor do povo. Um bom gestor não é aquele que propõe inúmeros projetos, mas aquele que sabe focar no que é necessário para a maioria, a mesma maioria que o elegeu.

Com base no livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Claro que a apresentação física, comportamental e oral também são fundamentais, afinal as autoridades políticas são exemplos para toda a sociedade. Contudo, na política é fundamental estar aberto às mudanças, quebrando paradigmas. O papel do líder é servir constantemente ao povo.

Ao votar, vamos buscar pessoas, e aqui podemos falar de candidatos, com características de “bom político”.

5 Respostas para “Como ser um bom político?”

  • Marciel Santos:

    Excelente artigo.
    Se todo os cidadãos brasileiros políticos entendesse que tem uma sociedade que vota e precisa ser representada nas sua causas comunitárias, o nosso pais seria mas justo.
    Marciel santos
    Aluno Adm. Nassau.
    Salvador

  • Excelente artigo e de grande reflexao. Adjectivos nao faltam para descrever o que faz de um homem/mulher um bom politico. VALEU!

  • obrigada!! me ajudou muuito

  • Wellington:

    Muito bom o texto, pois é muito real, mostra a realidade de alguns políticos atuais; e mostra também as características que um bom político tem que apresentar para representar o povo que tanto necessita; políticos que ouçam, que planejam e que administram como é para ser; é importante que os políticos ou aqueles que pensam em ser políticos façam um exame de consciência acerca desse texto, e se possível mudar o pensamento se necessário, pois estamos precisando de políticos comprometidos com o povo e não com interesse próprio.

  • É, no meu modo de pensar, um bom político não é aquele que sai por aí de bar em bar tomando todas e se achando o máximo; dando o mau exemplo à sociedade, sem nenhuma preocupação com seus atos deletérios. Um bom político se preocupa com as crianças, com os adolescentes, com os jovens, adultos e idosos de toda a sociedade do seu país e do mundo.

Deixe um comentário