Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

As demandas do Eleitor Recifense

O termo accountability significa prestação de contas. Este termo é utilizado por cientistas políticos ao se referirem às prestações de contas de suas ações pelas instituições estatais.

As instituições estatais, assim como os próprios estados federativos e o próprio estado federal, bem como as prefeituras municipais devem, sistematicamente, prestar contas de suas ações. É que esses órgãos são geridos por políticos, gestores públicos, que são remunerados e administram com recursos orçamentários oriundos de impostos pagos pela população. O objetivo primacial desses recursos orçamentários tributários consiste em prover bens e serviços públicos para a população.
Segurança pública, saneamento básico, educação e saúde – em qualquer edilidade pública – seja municipal, estadual ou federal, consistem nas demandas clássicas da sociedade. Nesse contexto, dependendo da capacidade de arrecadação tributária e principalmente na competência administrativa com gestão eficaz ou ineficaz, algumas edilidades atendem de modo eficiente, ou não, essas demandas, beneficiando, sobremaneira, a população.
No mundo contemporâneo, variados estados federais, independente do continente, sofrem com uma constante incompetência administrativa de seus gestores além da incapacidade fiscal e tributária. A guisa de exemplo, citamos alguns estados do velho continente. A população de países como Portugal, Espanha e França tem questionado, com frequência, a incapacidade do estado em manter o well fare state, ou estado do bem-estar social e econômico. No Brasil, por outro turno, desde a década de 70, é constante o debate acerca da capacidade do estado em remunerar adequadamente os servidores públicos e ao mesmo tempo, realizar investimentos em bens e serviços públicos.
Ademais, o debate, no que diz pertinência à capacidade fiscal do estado, independente de quem seja o Presidente da República do Brasil e de que partido seja, tem sido uma constância nos meios da municipalidade brasileira. Com efeito, gestores municipais, com o objetivo e o discurso de atender as demandas da população municipal, sempre realizam marchas à capital federal no afã de cobrar mais verbas à União.
Nesse diapasão, diante da escassez de recursos, os governantes municipais, estaduais e federais, precisam definir prioridades. E essas prioridades devem ser definidas com base nas principais demandas da população. OU seja, o que a população mais necessita e deseja para viver bem e feliz. E para isso precisam saber quais as reais demandas. Pensando nisso, às vésperas de uma eleição municipal acirrada no município de Recife, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com os veículos de comunicação Portal de Notícias LeiaJá.com e Jornal do Commercio, resolveram elaborar uma pesquisa em todas as regiões geográficas da cidade do Recife para levantar, com profundidade, as verdadeiras demandas da população da cidade de Recife.
A pesquisa ouviu a população nas diversas regiões administrativas do Recife e identificou as suas principais demandas. Nesse particular, é interessante registrar que, independente da área geográfica e das características peculiares de cada uma, as demandas dos eleitores que foram detectadas são praticamente as mesmas, quais sejam: segurança pública, saneamento básico, saúde, educação, etc. Diante desta constatação, sem titubear, chega-se à ilação de que os desafios do futuro gestor ou prefeito do Recife não serão tão diversificados.
Uma pesquisa tão relevante como esta não poderia ficar restrita apenas a poucas pessoas. Pensando nisso, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), o Portal de Notícias LeiaJá.com e o Jornal do Commercio resolveram dar ampla publicidade à mesma através da publicação dividida numa série de matérias publicadas no Portal de Notícias LeiaJá e no Jornal do Commercio, e também, através da consagração do mesmo em livro intitulado: “As Demandas do Eleitor Recifense – Agenda Recife”.
A pesquisa será apresentada à sociedade dia 27 de agosto, as 19 hs no Restaurante Manuel Bandeira, onde haverá, também, o lançamento do livro. A obra será vendida nas principais livrarias da cidade e também entregue a todos os candidatos que disputarão, em outubro de 2012, a eleição para a Prefeitura Municipal do Recife. Esperamos que com a leitura deste livro, o futuro prefeito do Recife, em identificando as principais demandas da população recifense de todas as regiões, possa definir as principais prioridades, e por via de consequência atuar resolvendo-as com a brevidade que as mesmas exigem.
Parabéns ao Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) ao Portal de Notícias LeiaJá.com e ao Jornal do Commercio por esta importante obra. Parabenizo também aos seus organizadores. E boa sorte ao futuro prefeito do Recife!

Deixe um comentário