Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Brasil x Dengue

Há anos o Brasil tem travado uma luta constante contra a dengue. Historicamente, no país existem registros de epidemias da doença em São Paulo, nos anos de 1851, 1853 e 1916 e no Rio de Janeiro, em 1923. A partir de então, e até os anos 80, a doença foi praticamente eliminada graças ao combate do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença), durante a campanha de erradicação da febre amarela.

Em 2002, novamente o Rio de Janeiro foi castigado por uma epidemia de dengue, desta vez com a entrada de um novo tipo do vírus. Quase 290 mil pessoas contraíram a doença e 91 morreram, sendo 65 mortes e 138 mil casos somente na capital fluminense. Foi o ano com mais casos de dengue na história do país. Em 2011, houve 374 óbitos e nos 12 meses anteriores, 467.

Nos quatro primeiros meses de 2012 foram confirmados 286.011 casos de dengue no Brasil. O número representa queda de 44% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registrados 507.798 casos. Apesar da queda nos totais na maior parte do país e na média geral, seis estados registraram aumento da dengue: Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Tocantins. O Ministério da Saúde considerou que a redução das mortes e casos graves da doença se deu pela melhoria da assistência prestada à população, com diagnósticos mais rápidos e as ações de combate da doença, com as campanhas de prevenção.

Pernambuco viu a estatística dos casos atingir 203% nos quatro primeiros meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2011. No Recife, a quantidade de registros passou de 1.680 para 7.790 casos. Uma justificativa para os números é que como capital, produzimos mais lixo e em período de estiagem, as pessoas acabam tendo que armazenar mais água. O problema é que entre os seis Estados, Pernambuco é o terceiro com mais casos da doença.

Somos um país de clima tropical, o mais favorável para reprodução do mosquito. É de conhecimento da grande maioria da população que o Aedes aegypti é uma espécie doméstica, que nasce e se reproduz em água parada, limpa e de preferência em recipientes como latas, pneus, vasos. O que é facilmente encontrado na maior parte das residências e justifica que 80% dos focos sejam encontrados lá.

Sabemos que é obrigação do governo dar a assistência e o esforço para controlar a epidemia, mas a população precisa ter a consciência que o combate à dengue não pode ser feito apenas pelo poder público. É impossível. Cabe a todos nós tomarmos atitudes e providências para combater o mosquito e a única maneira de evitar uma epidemia da doença é através da eliminação do transmissor.

Deixe um comentário