Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A ignorância da discriminação

A discriminação é o ato de considerar que certas características que uma pessoa ou um povo tem são motivos para que sejam vedados seus direitos. Em outras palavras, é considerar que a diferença, seja ela social, racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, implica em diferentes direitos.

Nos últimos anos nos deparamos, cada vez mais, com a veiculação de atitudes ignorantes e impensadas de algumas pessoas que tem manifestado em redes sociais, vídeos e outras formas, a discriminação ao povo nordestino. Tais atitudes tem instigado a revolta não apenas dos que foram ofendidos nas publicações, mas de todos que tem consciência e inteligência suficiente para perceber tamanha ignorância.

O Brasil tem cinco regiões, todas completamente diferentes. Cada uma com sua cultura, seu povo, seu sotaque, suas características. É essa miscelânea que nos torna um país único. Na região Norte, temos a floresta Amazônica, com uma das maiores variedades de flora e fauna do planeta. No Nordeste, praias que estão entre as mais bonitas do mundo. No centro-oeste temos o pantanal, considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. No Sudeste, o coração econômico do país. E na região Sul, – a menor em território – temos a região que mais possui características dos colonizadores.

A Constituição brasileira rejeita e propõe punições a qualquer forma de discriminação. Assim proclama que todos – pernambucanos, paraibanos, cariocas, paulistas, gaúchos, amazonenses, etc – somos iguais perante a lei, sem distinção. O preconceituoso comentário da estudante de Direito, que deveria ser uma pessoa esclarecida e conhecedora das leis, e a punição exigida pelo Ministério Público não deve ser considerado uma vitória, mas apenas o cumprimento da nossa legislação.

Faz-se necessário entender, também, que embora haja na nossa legislação diversos recursos para o combate à discriminação, para que haja eficácia é necessária a construção da consciência. É preciso que aqueles que são discriminados estejam conscientes da discriminação sofrida e tenham uma postura firme contra seus discriminadores, inclusive denunciando-os à justiça. Por outro lado, é imperativo que o povo brasileiro crie o hábito de combater as discriminações que existem no país, visto que a sociedade, rotineiramente, nega a ocorrência de discriminações, considerando eventuais casos que são publicados na mídia como comportamentos isolados de pessoas sem consciência.

Ocorre que as discriminações existem e constantemente. Elas devem ser encaradas como fatos reais e que precisam ter seus autores condenados e os casos resolvidos, não bastando punir casos isolados. Preconceito é burrice, crueldade e intolerância. E os fins não justificam os meios. Não importa se a causa foi uma eleição ou uma rivalidade de times de futebol, todos devemos ser respeitados, independente de raça, região ou qualquer outro aspecto.

Deixe um comentário