Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Dia mundial da Internet

Na última quinta-feira comemorou-se o Dia Mundial da Internet. A data existe desde 2006 e foi instituída pela Organização das Nações Unidas. Para relembrar, a rede mundial de computadores, ou popularmente chamada de Internet, surgiu durante a Guerra Fria e foi pensada com objetivos militares, como uma opção das forças armadas norte-americanas para manter as comunicações em caso de ataques inimigos que viessem a destruir os meios convencionais de telecomunicações.

Nas décadas de 70 e 80, além de ser utilizada para fins militares, a Internet passou a ser um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, utilizavam o sistema para trocar ideias, mensagens e descobertas. E, apesar de parecer que foi a bastante tempo, foi apenas nos anos 90 que a Internet começou a alcançar a população em geral.

O Brasil é hoje o 5º país mais conectado do mundo. Somos 79,9 milhões de internautas. Um aumento de 48% entre 2007 e 2011. O principal local de acesso continua sendo a lan house, seguido da própria casa. Nesse contexto, temos que admitir: a internet chegou como uma revolução mundial. Foi graças a ela que muitos sistemas tiveram que se modificar. Os meios de comunicação, por exemplo, tornaram-se mais imediatos, com as notícias sendo veiculadas em questão de minutos e não apenas diariamente nos telejornais ou nos jornais impressos. Além disso, podemos nos comunicar com outras pessoas em qualquer lugar e a qualquer momento, através dos emails, programas de conversação, fóruns e tantas outras opções.

Por outro lado, no campo da educação, as enciclopédias mundialmente conhecidas foram trocadas por sistemas de buscas online, como o Google, Bing e tantos outros, que ofereciam respostas rápidas e de acesso em qualquer local ou computador. Além disso, a educação a distância tornou-se uma realidade no Brasil, com inúmeros cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, permitindo aos estudantes conciliar melhor vida, profissão e estudos.

De fato, as mudanças não ficaram apenas no campo da comunicação ou da educação. O comércio também teve de se adaptar e foi extremamente beneficiado. Muitas compras passaram a ser feitas online, facilitando para consumidores e comerciantes. Isso sem citarmos a febre das redes sociais, utilizadas não apenas para o relacionamento interpessoal, mas também serve de palco de publicidade. Através da rede é possível ter acesso a livros gratuitos, blogs dos mais variados assuntos, mapas e tantas outras coisas pensadas para facilitar a vida e diminuir, pelo menos aparentemente, as diferenças sociais.

Infelizmente ainda não são todas as pessoas que possuem acesso a internet todos os dias, ou pelo menos frequentemente, mas a grande maioria da população já não vive mais sem a web e seus benefícios. Vivemos em um mundo de constantes transformações e todos esses aspectos fazem com que o desenvolvimento das ciências e das tecnologias aconteçam em um ritmo muito mais acelerado. Precisamos aproveitar e valorizar o que temos disponível à mão.

Deixe um comentário