Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Brasil: pronto para 2014?

A Copa do Mundo deste ano terminou, e não foi desta vez que o Brasil levou a taça. A expectativa em nossa Seleção ficou toda na próxima edição dos jogos, em 2014, quando o mundo virá jogar em terras brasileiras. Mas o que parece ser positivo pode não ser a melhor notícia, de fato. O Brasil está mesmo preparado para abrigar um evento deste porte? Está apto para aprimorar tanta infraestrutura a tempo? Será mesmo que estamos prontos para receber o volume de visitantes que chegará com a Copa do Mundo?

Na semana passada, o presidente Lula, na África do Sul, disse que se o Brasil permanecer com o atual crescimento, seremos a quinta maior economia do mundo. Lula diz que o País está, sim, preparado para a chegada do mundial e critica os que não acreditam que as reformas nos aeroportos e estádios estarão finalizadas em quatro anos. Mas a preocupação é pertinente. E justamente por conta do crescimento econômico. O Brasil não tem infraestrutura para escoar tanta produção, e mudar isso em pouco tempo custa caro. Se dentro de campo as dúvidas de todos os países participantes dos jogos se restringem à escalação do time e treinamento da equipe, no Brasil o cuidado vai além, está na estrutura necessária para receber mais turistas do que o País está acostumado – ou, pior que isso, preparado.

Somente no que se refere a hospedagens, o Brasil precisa de cerca de 32 mil quartos por cidade-sede e arredores. E apenas São Paulo comporta esta estrutura. O investimento na rede hoteleira deve ser grande e, além disso, é preciso contratar pessoal especializado para o atendimento desses turistas que, no mínimo, não falam português. E é sabido que mão-de-obra qualificada, infelizmente, ainda é coisa rara em nosso País. Em relação aos meios de transportes, mais um agravante, uma vez que os estádios a serem construídos são mal localizados – e Pernambuco não fica de fora deste quesito – e sem estrutura de transporte público. Seria preciso ampliar as linhas de metrô nas cidades-sede, mas dos 47 projetos de transportes públicos para as cidades-sede da Copa que contarão com recursos federais, apenas dois envolvem metrôs, em São Paulo e em Fortaleza. Se Junta a isso o fato de as estradas que ligam as cidades-sede estarem em más condições.

Ademais, as dificuldades não param por aqui. O que dizer do sistema aeroportuário brasileiro que opera no limite de sua capacidade? A Infraero promete aumentar o número de pousos e decolagens utilizando capacidade ociosa dos aeroportos. O investimento prometido pelo Governo Federal é na ordem de R$ 7,3 bilhões em metrôs e infraestrutura de transporte. Mas os trabalhos já deveriam ter começado.

Este ano já está perdido. Ano de eleições não é, para o Governo, o melhor momento para se iniciar obras. Mas são quatro anos para preparar o Brasil para receber o mundo. Um mundo que irá conhecer a beleza natural de nosso País, e o turismo brasileiro pode deslanchar a partir daí. Mas é a tal faca de dois gumes, já que todos os nossos problemas relacionados a infraestrutura também estarão expostos. E temos mais a mostrar, temos o caos na segurança, na saúde, na educação. Perdemos a taça na Copa do Mundo de 2010. O Brasil não fez bonito nos jogos deste ano, mas se o governo não abrir os olhos, a imagem dos brasileiros em 2014 pode sair ainda pior. Será que estaremos mesmo prontos em 2014? Torço que sim.

Uma Resposta para “Brasil: pronto para 2014?”

  • Alexsandro Ramos:

    É muito legal este artigo. O que me faz pensar e perguntar porque o Brasil só que investir em algo pensando unicamente no aumento econômico? claro que é importante sem dúvida, mas porque não usa seus recursos e investe na educação, na saúde, talvez seria a solução para um país conseguir maior índice de analfabetismo.Digo isso porque a educação cada dia que se passa está ficando em último lugar. Faço Pedagogia na Nabuco do Recife, estou indo para o 3º período, estou num contrato em Olinda na escola Ministro Marcos Freire e percebo que tanto a diretora quanto a maioria dos professores não estão nem aí se os alunos estão ou não aprendendo, pois eles fingem que dão aulas naturalmente, só se interessam pelo pagamento no final do mês, fico pensando, como e quando a educação pública melhorará? Acredito que de fato só acontecerá a mudança quando as pessoas que optarem em defender esta causa vestirem de fato a camisa educação.

Deixe um comentário