Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A hora de investir

O turismo no Recife é um assunto que merece atenção. E esse cuidado começa a ficar mais evidente agora. Esta semana, o prefeito João da Costa sancionou o Projeto de Lei Nº 23/2010, que trata de oferecer uma maior utilização do solo aos proprietários de hotéis e pousadas na cidade. A medida estimula a ampliação do setor e a abertura dos empreendimentos. E vem a calhar com a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014. Resta saber se os empresários estão preparados.

A proposta que visa incentivar a construção e ampliação da rede hoteleira na capital pernambucana, e que já havia sido aprovada pela Câmara Legislativa do Recife este mês, é positiva para os empreendedores que sofreram na década de 90, quando o Recife apresentava uma baixa ocupação. No entanto, o problema agora é a falta de leitos para a forte demanda. O turismo recifense – e pernambucano como um todo – está aquecido, e o público poderá ser incalculável na época dos jogos mundiais, uma vez que o Estado conta com uma cidade-sede, em São Lourenço da Mata.

O projeto prevê parâmetros urbanísticos e também normas de uso e ocupação do solo para hotéis e pousadas. A nossa rede hoteleira tem operado com uma ocupação de mais de 85% ao ano. Em períodos de alta estação, chegamos a 100% nos serviços de hospedagem. Sim, é preciso expandir. A necessidade é latente e o setor público já abriu os olhos. Agora é com os empresário, e as regras valem somente até 2014. Ou seja, os donos de hotéis que irão aproveitar os benefícios da lei precisam correr, levantar recursos e começar as obras.

Os jogos mundiais, na verdade, são apenas um incentivo. Um bom incentivo, aliás. Mas o turismo de negócios se mostra como um exemplo de que a cidade conta com cada vez mais visitantes. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) garante que sequer existem mais em Pernambuco os períodos de alta estação. No entendimento da instituição, a sazonalidade ficou para trás e a procura pela capital pernambucano acontece durante todo o ano. Para se ter uma ideia, a Secretaria de Turismo apoiou a realização da 6ª Mostra Internacional de Turismo (MIT) e da Equipotel Nordeste 2011, no Centro de Convenções, e esteve presente no evento com um investimento de R$ 150 mil no estande da PCR.

Enfim, em breve o Recife contará com quase 500 novos leitos de três grupos hoteleiros que já declararam a ampliação e abertura de novas unidades. Mas é pouco. O Recife está crescendo, o turismo, se expandindo a olhos vistos. O projeto de lei aprovado pela Prefeitura do Recife vem em boa hora. Não por conta da breve chegada da Copa do Mundo, mas pelo crescimento natural que observamos na capital. Mas o setor privado precisa acompanhar. E a hora é essa.

Deixe um comentário