Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Só a Educação faz o Brasil avançar

Como educador que somos, temos constatado que lentamente está ocorrendo uma revolução no Brasil. Revolução esta que talvez não seja ainda amplamente notada. Mas, diante da constatação, cremos que em médio prazo, o Brasil tem enormes condições de ser um país menos desigual. Afirmamos isto, ao verificarmos que os dois últimos governos, FHC e LULA, estão transformando a educação brasileira.
Na era FHC ocorreu a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF. O FUNDEF garantiu mais recursos para a educação fundamental. Na era atual, em 2006, o presidente Lula criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), o qual substituiu o FUNDEF, com o objetivo primacial de garantir também investimentos para o ensino básico.
É auspicioso observar que como o ensino básico é o alicerce de todo sistema educacional, e por via de conseqüência de importância capital, o investimento em educação fundamental e no ensino básico proporciona uma revolução silenciosa na sociedade. A igualdade de oportunidades surge, e, por conseqüência dela, a igualdade de condições floresce.
No governo FHC ocorreu a expansão das instituições privadas de ensino superior. Isto deu oportunidade a muitas pessoas de realizarem o sonho de ter um curso superior. O curso superior proporciona condições para que o cidadão possa concorrer e sobreviver em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e competitivo.
O governo Lula, apesar de implementar política restritiva para o ensino superior privado, o que atravanca o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação – PNE, contribuiu sobremaneira com a educação superior ao criar o programa universidade para todos – PROUNI, que na nossa ótica constitui o principal programa desse governo. Jovens estudiosos, mas que não tinham condições de pagar mensalidades, estão realizando o sonho de cursar uma graduação superior ao serem inseridos nesse programa.
Por outro lado, no Estado de Pernambuco, em decorrência da elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEP), 18.570 professores e agentes administrativos receberão Bônus de Desempenho Educacional. O governador Eduardo Campos é cônscio de que professores motivados trarão bons resultados. Ademais, 4.343 professores temporários serão contratados para atuar no reforço escolar das instituições educacionais que não avançaram no IDEP.
Com efeito, observamos, em razão das ações mencionadas, que o Brasil e Pernambuco se transforma a cada dia e avança rumo ao desenvolvimento. E avança em uma área vital, qual seja, a educação. Só através da educação a transformação sócio-econômica de um país ocorre de forma mais rápida. Achamos que, nesse particular, o Brasil ruma o trilho certo.

Deixe um comentário