Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Rio 2016

Com o fim das Olimpíadas de Londres, os olhos se voltam para a próxima edição do evento, que acontece no Rio de Janeiro, em 2016. Durante a cerimônia de encerramento, por oito minutos, o Rio foi apresentado ao mundo. Uma mistura de culturas e ritmos que contagiaram os presentes no estádio olímpico.

Faltando quatro anos para as olimpíadas do Rio, e apenas dois anos para a Copa do Mundo no Brasil, as condições estruturais do nosso país para receber eventos com este porte começam a preocupar. Ainda não temos prontas nenhuma das obras necessárias.

Com total certeza, os jogos em Londres foram uma aula de organização e competência, e muitos pontos precisam ser referência para o Brasil, como transporte e segurança. Durante as duas semanas de jogos não se ouviram relatos de incidentes e os metrôs e ônibus funcionaram levando os turistas aos locais de competição com agilidade, sem provocar transtornos a quem não estava envolvido no evento, ou seja, a cidade não parou por causa dos Jogos.

Todo o investimento de Londres para a infraestrutura de suas Olimpíadas foi de 9,3 bilhões de libras, valor bem acima dos 2,4 bilhões previstos inicialmente. Desses, a avaliação é que 75% fique como legado e que seja aproveitado em até cem anos. O Brasil ainda não tem um valor estabelecido para as Olimpíadas, o que significa que o orçamento pode ficar muito acima do esperado.

Deixando o aspecto estrutural de lado e analisando o aspecto esportivo, para participar dos jogos em Londres, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) investiu um total superior a R$ 11 milhões e considerou que o país encerrou a passagem pela Inglaterra com metas atingidas – superamos o número recorde de medalhas, com um total de 17. Porém, a frustração pelo baixo número de ouros e as derrotas em algumas modalidades foi inevitável. Assim, o que podemos esperar dos jogos em 2016?

Com 65 medalhas, sendo 29 de ouro, o Reino Unido bateu seu recorde de ouros graças a uma política esportiva que começou há sete anos. A meta estabelecida pelo COB para 2016 é ficar entre os primeiros na classificação geral de medalhas e ficou claro que o desempenho dos anfitriões no quadro de medalhas é fundamental para o sucesso geral dos jogos. Em Londres, a décima posição foi ocupada pela Austrália, com 35 medalhas no total, sendo sete de ouro. O Brasil não conquistou nem a metade disso, ficando com apenas três ouros.

Culturalmente, o Brasil investe mais em esportes coletivos. Isso precisa mudar. Não podemos ser apenas o país das equipes, temos que investir, também, nos esportes individuais. Temos atletas no boxe, judô, ginástica, natação e em tantas outras modalidades que são capazes de conquistar medalhas de ouro. E eles precisam de estrutura e incentivo para treinar e competir. Ainda dá tempo para o Brasil agir. Temos quatro anos até 2016.

Deixe um comentário