Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Responsabilidade social empresarial

Como foi enfatizado alhures, a responsabilidade social consiste na “responsabilidade que uma determinada pessoa ou organização social tem para com a sociedade” (Paulo Itacaramby (2006). Por seu lado, responsabilidade social empresarial consiste numa “nova forma de gestão empresarial, que envolve uma atitude estratégica focada em indicadores intangíveis como a ética e a qualidade das relações com todos os públicos: interno (funcionários, acionistas e investidores) e externo (clientes, comunidade, fornecedores, parceiros comerciais, governo, etc).

O conceito de responsabilidade social empresarial foi lançado no Fórum Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998, na Holanda. Aqui no Brasil, o movimento surgiu tendo como base uma série de iniciativas de movimentos empresariais, sendo fortalecido quando o Sociólogo Betinho lançou um modelo de balanço social com o intuito de estimular as empresas a divulgarem suas ações sociais.É que durante muito tempo, as empresas se preocupavam somente com a qualidade dos produtos, com o preço competitivo e a maximização do lucro. Nos dias atuais, a organização passou a ser responsável pelo desenvolvimento da comunidade e da sociedade onde está inserida, adotando ações que influenciem o bem-estar comum. Nesse sentido, a responsabilidade social empresarial surgiu como resgate da função social da empresa, cujo objetivo principal deve consistir em promover o desenvolvimento humano sustentável.

É alvissareiro ressaltar que a responsabilidade social empresarial vai muito mais além do aspecto meramente ambiental e se estende por outras áreas como a social, cultural, econômica, política, etc., obrigando as empresas a repensarem seu papel e a forma de conduzir seus negócios.

A responsabilidade social empresarial “valoriza a imagem institucional e a marca, contribuindo para uma maior lealdade de todos os públicos, principalmente dos consumidores, e uma maior capacidade de recrutar e reter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação e longevidade”. Não é à toa que nos dias atuais 60% dos consumidores brasileiros já punem empresas que não são socialmente responsáveis. Preferem produtos de empresas que não têm envolvimento em corrupção, que são transparentes nos seus negócios, que respeitam o meio ambiente e a comunidade. Além do mais, a maioria dos profissionais mais qualificados preferem trabalhar em empresas que valorizem a qualidade de vida de seus funcionários e respeitem seus direitos. Nesse contexto, já existem inúmeras certificações que consagram a atuação socialmente responsável das empresas. Ilustrativamente citamos: 1) ISO 14.000 (ênfase em ações ambientais); 2) AA1000 (ênfase na relação da empresa com seus stakeholders(depositários), SA8000 (enfatiza as relações trabalhistas, garantindo a não existência de ações anti-sociais ou discriminatórias, como trabalho infantil, escravo, etc.); 4) NBR16001 (leva em consideração um sistema de gestão de responsabilidade social empresarial, permitindo àorganização formular e implementar política e objetivos que levem em conta os requisitos legais, compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania, desenvolvimento sustentável e a transparência das suas atividades). Registre-se que o sistema de gestão da responsabilidade social empresarial (RSE) está inexoravelmente vinculado à ética empresarial, que consiste na aplicação das normas e dos valores compartilhados pela sociedade no âmbito da organização. Nos tempos atuais, a empresa tem que ter uma preocupação constante com a ética, a transparência, a diversidade de aspectos sócio-culturais, econômicos e um maior respeito e garantia aos direitos humanos, como sendo indispensáveis na atuação responsável da empresa. A ética é um fator importante na garantia da competitividade das empresas, pois, “ter padrões éticos significa ter bons negócios em longo prazo”.

Deixe um comentário