Responsabilidade social empresarial
Como foi enfatizado alhures, a responsabilidade social consiste na “responsabilidade que uma determinada pessoa ou organização social tem para com a sociedade” (Paulo Itacaramby (2006). Por seu lado, responsabilidade social empresarial consiste numa “nova forma de gestão empresarial, que envolve uma atitude estratégica focada em indicadores intangíveis como a ética e a qualidade das relações com todos os públicos: interno (funcionários, acionistas e investidores) e externo (clientes, comunidade, fornecedores, parceiros comerciais, governo, etc).
O conceito de responsabilidade social empresarial foi lançado no Fórum Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998, na Holanda. Aqui no Brasil, o movimento surgiu tendo como base uma série de iniciativas de movimentos empresariais, sendo fortalecido quando o Sociólogo Betinho lançou um modelo de balanço social com o intuito de estimular as empresas a divulgarem suas ações sociais.É que durante muito tempo, as empresas se preocupavam somente com a qualidade dos produtos, com o preço competitivo e a maximização do lucro. Nos dias atuais, a organização passou a ser responsável pelo desenvolvimento da comunidade e da sociedade onde está inserida, adotando ações que influenciem o bem-estar comum. Nesse sentido, a responsabilidade social empresarial surgiu como resgate da função social da empresa, cujo objetivo principal deve consistir em promover o desenvolvimento humano sustentável.
É alvissareiro ressaltar que a responsabilidade social empresarial vai muito mais além do aspecto meramente ambiental e se estende por outras áreas como a social, cultural, econômica, política, etc., obrigando as empresas a repensarem seu papel e a forma de conduzir seus negócios.
A responsabilidade social empresarial “valoriza a imagem institucional e a marca, contribuindo para uma maior lealdade de todos os públicos, principalmente dos consumidores, e uma maior capacidade de recrutar e reter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação e longevidade”. Não é à toa que nos dias atuais 60% dos consumidores brasileiros já punem empresas que não são socialmente responsáveis. Preferem produtos de empresas que não têm envolvimento em corrupção, que são transparentes nos seus negócios, que respeitam o meio ambiente e a comunidade. Além do mais, a maioria dos profissionais mais qualificados preferem trabalhar em empresas que valorizem a qualidade de vida de seus funcionários e respeitem seus direitos. Nesse contexto, já existem inúmeras certificações que consagram a atuação socialmente responsável das empresas. Ilustrativamente citamos: 1) ISO 14.000 (ênfase em ações ambientais); 2) AA1000 (ênfase na relação da empresa com seus stakeholders(depositários), SA8000 (enfatiza as relações trabalhistas, garantindo a não existência de ações anti-sociais ou discriminatórias, como trabalho infantil, escravo, etc.); 4) NBR16001 (leva em consideração um sistema de gestão de responsabilidade social empresarial, permitindo àorganização formular e implementar política e objetivos que levem em conta os requisitos legais, compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania, desenvolvimento sustentável e a transparência das suas atividades). Registre-se que o sistema de gestão da responsabilidade social empresarial (RSE) está inexoravelmente vinculado à ética empresarial, que consiste na aplicação das normas e dos valores compartilhados pela sociedade no âmbito da organização. Nos tempos atuais, a empresa tem que ter uma preocupação constante com a ética, a transparência, a diversidade de aspectos sócio-culturais, econômicos e um maior respeito e garantia aos direitos humanos, como sendo indispensáveis na atuação responsável da empresa. A ética é um fator importante na garantia da competitividade das empresas, pois, “ter padrões éticos significa ter bons negócios em longo prazo”.