Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Otimismo para 2010

Estou otimista para 2010. Este meu otimismo advém do desempenho do Brasil e, em especial, de Pernambuco, nestes últimos anos. O Brasil e Pernambuco estão no caminho certo. As ações governamentais implementadas em nível Federal e Estadual estão contribuindo decisivamente para a transformação da sociedade brasileira.

FHC, ao criar o Plano Real e ao realizar as privatizações, pavimentou o crescimento da economia brasileira. O Plano Real trouxe a estabilização econômica. Os indivíduos adquiriram condições de programar os seus investimentos. As privatizações possibilitaram que investimentos estrangeiros chegassem em considerável volume ao Brasil. A privatização do sistema de telefonia possibilitou a universalização da comunicação entre os indivíduos. Logo, não podemos negar que as privatizações e o Plano Real proporcionaram um grande crescimento econômico de nosso país.

Doutra parte, o presidente Lula, antes de ser eleito para o seu primeiro mandato, assumiu o compromisso com a sociedade, através da Carta aos Brasileiros, de que a política econômica não seria modificada. E, como era esperado, cumpriu com a palavra. Em virtude disso, o Brasil teve um bom desempenho econômico durante os seus dois mandatos.

Em meados de 2008, surgiu a crise econômica. Uma das mais graves da história. Crise iniciada nos Estados Unidos, mas que logo, em virtude da globalização da economia, atingiu diversos países do mundo, inclusive o Brasil. O governo Lula agiu rapidamente. A rapidez do presidente contagiou o setor produtivo e os consumidores. O Presidente cobrou dos empresários investimentos e dos consumidores, que não hesitassem em consumir. Os empresários e os consumidores seguiram a conclamação do presidente e movimentaram a economia.

O Estado, por outro lado, acertou quando investiu recursos públicos para estancar a crise. Não existe contradição nenhum entre desempenho capitalista e estado. O setor produtivo ao estar pujante irriga o estado com recursos em forma de tributos. Com isso, o estado adquire condições de prover bens e serviços públicos com eficiência. Portanto, o estado, em momento de crise, deve sim reduzir impostos, oferecer créditos, e financiar a expansão do setor produtivo.

Nesta perspectiva, o presidente Lula agiu corretamente ao facilitar o crédito através dos bancos públicos, ao reduzir os juros, ao reduzir tributos, em especial o IPI, ao incentivar, através do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a fusão de empresas. Apesar do crescimento pífio de 2009, o Brasil sai fortalecido desta crise, e para 2010 resultados positivos com certeza virão.

Em 2010, segundo previsões de economistas, teremos crescimento econômico em torno de 4%. Não é o desejado, friso! Contudo, não podemos esquecer que nos últimos 16 anos a classe C recrudesceu. E, com isso, a economia brasileira ganhou mais consumidores. Por outro lado, a desigualdade social também foi reduzida além de que muito mais indivíduos estão frequentando as escolas de ensino básico e o ensino superior, embora, ainda não seja o desejado. Então, por que não acreditar no Brasil?

Em 2010 ocorrerão eleições. Felizmente o presidente Lula, que quer ficar na história como democrático, não aceitou as propostas indecentes de alguns, no sentido de pleitear um terceiro mandato. Diferentemente de alguns países da América latina, e em especial da Venezuela, aqui as regras constitucionais do jogo democrático foram respeitadas e com isso ganhou ainda mais a democracia, embora, como escrevi anteriormente, a democracia brasileira ainda não se faz plena, mas, é ainda imperfeita.

PT e PSDB disputarão como favoritos as eleições do próximo ano. Qualquer um que vencer, ou outro partido que venha a ser surpresa na disputa, certamente não optará por mudar a política econômica. Acredito que o próximo presidente lutará pela melhoria da gestão pública, pela redução dos gastos públicos desnecessários e pelo forte investimento em infra-estrutura. Eu acredito no Brasil. Acredito em Pernambuco. O Brasil não é mais o país do futuro; é o próprio futuro. Nós, brasileiros, devemos nos orgulhar de sermos uma economia em forte crescimento. O desenvolvimento econômico do Brasil e, em especial, de Pernambuco já é realidade. Uma realidade há tanto tempo sonhada.

Deixe um comentário