Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Os frutos chineses

Recentemente, Pernambuco marcou presença no país que mais cresce no mundo, a China. Com uma economia em ascensão e uma população de mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China recebeu em outubro um grupo de empresários e parlamentares pernambucanos dispostos a fazer bons negócios com o país asiático. Apesar da missão não ter batido martelo de nenhum grande negócio, as expectativas são muito positivas.

O país chinês tem crescido a olhos vistos, tendo investido recentemente em diversas áreas, principalmente na área de transporte, possibilitando a abertura no mercado mundial. Um exemplo de investimento que pode ser objetivado no Brasil vem do Porto de Hong Kong, o Hutchison Port Holdings (HPH), aliás, o terceiro maior porto marítimo do mundo. O grupo aguarda o fechamento de uma parceria para a possível construção de um terminal que pode ser no estado de Pernambuco. Os planos do porto para o Brasil se devem a motivos óbvios. A China é atualmente o maior comprador dos produtos brasileiros, o que garantiria – e até ampliaria – os negócios entre os dois países

Além do interesse do porto no estado pernambucano, podemos destacar a marca chinesa de automóveis BYD Auto, que prospecta mercados e pretende abrir uma fábrica no Brasil. Mais uma vez, o esforço da missão foi para trazer o unidade para Pernambuco. Segundo fontes, o secretário executivo de Governo, Breno Perez, garantiu que estão sendo tomadas providências no sentido de captar empresas do setor automotivo. A criação do Proauto, que incentiva a indústria automotiva, que estimula além de montadoras, fornecedores do setor, é um exemplo disso.

O interesse da chinesa Tailg, montadora de motocicletas elétricas, em instalar uma distribuidora em solo pernambucano também configura-se como mais um exemplo. O grupo tem representação no Paraná, mas garante que fará novos investimentos no Nordeste, e quiçá, em Pernambuco. A fabricação das motos no estado leão do norte possibilitaria uma grande redução nos preços.

O Governo do Estado, enfim, se mostrou atento às questões que possam interessar a Pernambuco nos negócios com a China. O secretário visitou escritórios de consultoria em Pequim para conhecer os intermédios que são feitos entre empresas chinesas e investidores brasileiros. Através de um convênio com a Câmara Americana (Amcham), o Governo pretende fazer essa consultoria, mostrando aos chineses a complexidade tributária e ambiental de Pernambuco.

De fato, Pernambuco marcou presença na China. Parabéns para o incansável governador Eduardo Campos. E está mostrando que as diferenças de cultura não serão barreira para a objetivação de grandes negócios. Os orientais, apesar de terem olhos fechados, estão de olhos bem abertos e querem ampliar mercado. Na mesma sintonia, o estado, governado por um excelente gestor, que cresce em ritmo semelhante ao da China, também está consciente das oportunidades que estão surgindo e não vai perder-las. E se estamos falando de uma via de mão dupla, na qual o interesse é recíproco, Pernambuco tem tudo para fazer bons e verdadeiros “negócios da China”.

Deixe um comentário