Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Orçamento familiar e educação

As famílias da classe AA estão gastando menos com educação. É o que aponta um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, em 2002 e 2003 a educação representava 3,78% do orçamento desse extrato social. Já no período de 2008 e 2009 o percentual caiu para 2,2%. Numa leitura apressada, o resultado poderia representar uma menor importância dada pelas famílias dessa classe à educação. Mas é o fator demográfico que explica a mudança. A queda no número de dependentes nas famílias com renda mais alta foi de 11%, o maior entre as classes sociais, que, juntas, teve uma redução de natalidade média de 9,7%.

Uma Resposta para “Orçamento familiar e educação”

  • Humberto Bezerra de Melo:

    Acontecendo justamente o contrário nas classes menos favorecidas,onde o controle de natalidade é menor e teoricamente haverá um aumento num investimento em educação, seja ela por parte do governo ou da própria família. Mas sabemos que a realidade esta um pouco distante da teoria.

Deixe um comentário