Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O desenvolvimento da região Norte de Pernambuco

Durante muitos anos o crescimento de Pernambuco esteve concentrado na região Sul do Estado. Os investimentos do governo Estadual e Federal eram direcionados para obras como a Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro de Suape. Em meados de 2010, o governo Estadual oficializou a intenção de promover a aceleração do desenvolvimento da região Norte do Estado, e, desde então, o quadro começou a mudar rapidamente.

Em números, durante oito anos, de 1999 a 2008, o Litoral Sul de Pernambuco teve um crescimento de 86%, enquanto o Litoral Norte ficou com uma taxa menor que 23%. Com o plano de crescimento, a expectativa é que sejam aplicados um total de R$ 5,3 bilhões em obras que incluem a construção de uma rodovia, denominada Arco Metropolitano, com 98 quilômetros e que irá ligar os municípios de Itamaracá, na Região Metropolitana Norte, a Ipojuca, na Sul. Além de um complexo industrial logístico composto por porto e aeroporto.

Essas ações fazem parte da estratégia para absorver a demanda de empresas que querem se instalar em Pernambuco, mas que não encontram em Suape estrutura compatível com suas necessidades. A construção do porto, por exemplo, parte do aproveitamento de um antigo porto desativado e das características locais favoráveis quanto à profundidade do mar, disponibilidade de terrenos e proximidade com o mercado consumidor.

O fato é que com a chegada e implantação das fábricas da Fiat, da Hemobrás, Civ e da Ambev, a região também vem melhorando sua infraestrutura, com intuito de receber não apenas os trabalhadores, mas, também, um novo público de moradores, o que, consequentemente, acarreta na valorização dos imóveis e dos terrenos da área, graças ao aumento da procura.

É preciso notar que graças a toda a infraestrutura que está sendo preparada no Estado, seja pelo incentivo da Copa do Mundo de 2014 ou não, a região Norte se desenvolverá muito mais rápido que o Litoral Sul. A título de curiosidade, registre-se que Suape demorou 30 anos para se desenvolver, em virtude de que o crescimento em Pernambuco ainda era embrionário. Se compararmos ao fenômeno que acontece no Litoral Norte, este será mais potencializado eis que o conhecimento e a base já existem, bastam apenas que sejam direcionados de forma correta.

Para arrematar enfatizamos que o mais importante é que com o projeto para o crescimento da região, inúmeras cidades pernambucanas serão beneficiadas, principalmente Goiana, Itapissuma, Itamaracá e Igarassu e em segundo plano, o Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, entre outras. E acima de tudo, todos esses investimentos fazem parte do desenvolvimento de Pernambuco. E nosso Estado precisa continuar crescendo cada vez mais.

Deixe um comentário