Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Ensino Superior público com contrapartida social

Na última semana a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados rejeito propostas de emenda constitucional que extinguiam a gratuidade do ensino superior público no Brasil. O debate foi levantado em função da inversão de lugares que se observa na educação universitária em nosso País: quem pode pagar, por vir de uma educação básica em instituições privadas de excelência, conquista vaga nos cursos mais concorridos da universidade pública. Aos concluintes de ensino médio em instituições públicas cabe recorrer a programas de financiamentos ou ao meritoso Prouni para ingressar na graduação em uma instituição particular.

Concordo que acabar completamente com a gratuidade do Ensino Superior Público seria desrespeitar uma cláusula pétrea em nossa Carta Maior. Mas se não uma contrapartida financeira desses estudantes com maior poder aquisitivo, ao menos uma contrapartida social deveria ser exigida. Um bom modelo seria o que vem sendo adotado para abatimento da dívida do Fies através de prestação de serviços em municípios carentes. Esta semana o Ministério da Saúde divulgou uma lista com 2 mil cidades em que médicos recém-formados poderão atuar para reduzir ou até quitar o salto devedor do financiamento estudantil. Desse total, 1.650 localidades ficam na região Nordeste. Uma excelente iniciativa que poderia ser ampliada, reduzindo assim a carência de profissionais nos grotões de nosso Brasil.

Uma Resposta para “Ensino Superior público com contrapartida social”

  • leonardo:

    O modelo de abatimento da divida parece bastante auto sustentavel, ja que o fies é promovido pela Caixa Economica Federal. Confeço que tomei conhecimento só no momento que li este tópico. Fico feliz em saber que posso diminuir a minha divida ajudando pessoas. Espero que tal modelo seja admitido para a área do direito.
    Gostaria de saber qual sua visão sobre o. Estado financiar 100% os universitários, ja que somos o futuro do país.

Deixe um comentário