Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Disputa de Interesses

Professores mal remunerados e um sindicato dividido politicamente. Em meio a disputas de interesses, sobra para mais de 1 milhão de estudantes, que estão sem aula a quase dois meses, na maior greve da rede estadual pernambucana dos últimos 10 anos. Já o prejuízo social e econômico envolvendo a paralisação é incalculável, sobretudo a longo prazo. Em um estado que tem os mais baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ibed), o governo se vê às voltas com problemas como defasagem salarial dos docentes e a restauração de escolas que ameaçam desabar, assuntos relacionados a orçamento e infra-estrutura. Deveria ser de exclusiva responsabilidade destas pastas a buscas de soluções para os problemas citados. Com isso, o staff da Secretaria de Educação poderia se dedicar à elaboração de melhorias dos projetos didático-pedagógicos, que hoje acabam ficando em segundo plano. E sem plano algum fica o futuro dos nossos jovens e de nosso País.

Uma Resposta para “Disputa de Interesses”

  • Ricardo Andrade:

    Corporatismo estremado e partidarização do movmento sindical de um lado, falta de habilidade nas negociações a baixa estrutura de governança de outro; este é o quadro pós-greve, que expressa o desenho da educação no estado. Seu comentário é bastante pertinente, sobretudo quando aponta a necessidade da formulação de um novo planejamento político-pedagógico, com metas e mecanismos de avaliação de desempenho, num médio e longo prazo.

Deixe um comentário