Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Desenvolvimento Sustentável

Estamos em 2012, em meio a debates constantes sobre como nos tornarmos países ecologicamente corretos, como aproveitar melhor os resíduos e economizar água potável, visto que nossas reservas são limitadas. Em torno de tantas discussões e de como proceder para que todos os países se desenvolvam de forma sustentável, o Brasil recebe a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Conforme o relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável é aquele que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. E isto, depende de planejamento e reconhecimento de que os recursos naturais não são infinitos.

No entanto, a continuidade do processo de desenvolvimento sustentável vai muito além desse planejamento e reconhecimento. Ela depende de três componentes: sustentabilidade ambiental; sustentabilidade econômica; e sustentabilidade sociopolítica. O primeiro deles consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, visando à preservação da fauna, flora e espécies animais. O segundo, emoldurada no campo do desenvolvimento sustentável, sendo um conjunto de conceitos e políticas que apontam para a incorporação de preocupações e considerações ambientais e sociais. E por último, e não menos importante, a sustentabilidade sociopolítica destina-se ao equilíbrio social, tanto no desenvolvimento social como econômico, no sentido de humanizar a economia trazendo estabilização.

É possível que o grande problema para alcançar o desenvolvimento sustentável esteja no desenvolvimento econômico. Este último é extremamente necessário para os países mais pobres, no entanto, o caminho para atingi-lo não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Pensando na possibilidade de que os países em desenvolvimento adotem os padrões das sociedades industrializadas, a quantidade de combustíveis fósseis consumida aumentaria cerca de 10 vezes e a de recursos minerais, em 200 vezes.

Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados. Atualmente, eles são responsáveis pelo consumo de 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial. Além disso, torna-se indispensável combater energicamente a pobreza e os conflitos, que são os principais motivos da destruição humana, ambiental e, também, econômica.

Não se pode considerar que respeitar o meio ambiente e evitar, ao máximo, o desperdício – forte característica de países desenvolvidos e em desenvolvimento – sejam o suficiente para criar um perfil de desenvolvimento sustentável. É preciso ir mais além. Um posicionamento a favor do crescimento e que prioriza a conservação, é indispensável à percepção de desenvolvimento.

Deixe um comentário