Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Crescimento de Pernambuco chama a atenção

Não é de hoje que Pernambuco vem se destacando nas pesquisas nacionais relacionadas ao crescimento econômico. Desta vez, nosso Estado é destaque pela geração de empregos com carteira assinada em 2011, como mostram os dados divulgados recentemente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged.

Pernambuco gerou um total de 89.607, sendo 66.021 na Região Metropolitana do Recife, o que representou um aumento de 8,29% comparado ao ano de 2010. Essa expansão se deve ao aumento das vagas nos setores de serviços, construção civil – que vem aquecida há alguns anos devido ao grande número de empreendimentos na região-, comércio e indústria de transformação.

Nesse contexto, é auspicioso registrar que nosso Estado é o líder do desenvolvimento do Nordeste, com crescimento de renda, grandes investimentos públicos e privados, aumento do nível de educação e diminuição da violência, embora já estivemos no topo da lista dos mais violentos. O crescimento do Estado se deve, inicialmente, às obras estruturadoras como a Refinaria Abreu e Lima, a Petroquímica de Suape, o Estaleiro Atlântico Sul, a construção da Transnordestina, a Siderúrgica de Suape e a Fiat. Juntas, essas obras estão trazendo um investimento de mais de R$ 40 bilhões para Pernambuco.

Ademais, importa assinalar que o Brasil registrou um total de quase 2 milhões de novos empregos em 2011. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi o segundo melhor número da histórica do Caged, inferior apenas ao ano de 2010, quando foram registradas 2.543.177 vagas. A explicação para a queda está no aumento de juros e na adoção de medidas para segurar o crédito que foram objetivadas no ano passado.

Na média nacional, o setor de serviços foi que mais cresceu, chegando a contratar mais de 900.000 pessoas. Seguido pelo comércio, com pouco mais de 452.000 contratações; construção civil, com cerca de 222.000 vagas; e a indústria da transformação, com 215.472 empregados. Aqui em Pernambuco, Recife concentrou o maior número de vagas com 37.749, seguido por Ipojuca, que abriu 8.372 vagas, a maior parte delas voltada para a construção civil.

Ampliando o quadro de análise, se nos voltarmos para falar do além mar, temos quase 200 milhões de desempregados, segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), situação que se agravou ainda mais depois da crise com o Euro. E são os jovens que continuam entre os mais atingidos pelo desemprego.

Por fim, é particularmente alegre enfatizar que no Estado de Pernambuco, a expectativa para 2012 e 2013 é que o crescimento continue ocorrendo, mas, na nossa ótica, mister se faz pensar em formas de interiorizar esse crescimento e de levar desenvolvimento para o interior para que o estado cresça como um todo. As obras da transposição do Rio São Francisco e da Transnordestina são apenas alguns passos para essa descentralização.

Entretanto, sabemos que a descentralização não acontecerá de um dia para o outro, por esse motivo, é preciso investir cada vez mais em qualidade na educação para o interior, com oportunidades de cursos de capacitação e qualificação, além de estratégias para atrair investidores e grandes indústrias para o interior do Estado.

Uma Resposta para “Crescimento de Pernambuco chama a atenção”

  • João Matias:

    Ao governador de Pernambuco.
    Investir intensamente no Esporte.
    Investir pesadamente na área da saúde.
    Investir intensamente na ESPIRITUALIDADE do Pernambucano…nesse caso…você economiza intensamente com investimentos contra a violência…e de forma SEGURA.
    investir intensamente em atividades que levem o pernambucano a se interiorizar e se autoavaliar…assim se economiza com educação..de forma segura.

Deixe um comentário