Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
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Histórico

Capacidade empreendedora

Censo crítico e prático, discernimento e, sobretudo, responsabilidade são qualidades indispensáveis a todo empreendedor. Sua capacidade de empreender está em se antecipar a situações com iniciativa, ora mantendo-se firme e constante em seus planejamentos, ora flexível para renovar projetos. Todavia, o empreendedor nunca deve estar sozinho.

Deve ser norteado por valores, crenças, culturas e estar sempre acompanhado por pessoas competentes e habilitadas. Todos falam e admiram o empreendedor vitorioso. Mas, o que é necessário para ser um de sucesso? Conhecemos vários que não souberam surfar a onda do empreendedorismo. Talvez, por falta de planejamento; talvez, por falta de flexibilidade no planejamento. A base do planejamento é a captação prévia de informações. Estas nos chegam de profissionais habilitados e, muitas vezes, temos de ir buscar para nos mantermos firmes e constantes em nossos propósitos.

O Sebrae, órgão criado para apoiar os pequenos e médios empresários, publicou, em agosto de 2004, uma pesquisa na qual apresenta estatística sobre a realidade do desenfreado empreendedorismo no Brasil exercido de uma forma atabalhoada, sem critérios, disciplina ou responsabilidade. Essa estatística demonstra que 49,4% das pequenas empresas fecham com até 02 anos de existência; 56,4% com até 03 anos e 59,9% com até quatro anos de existência.

Os principais fatores do insucesso para o fechamento desses estabelecimentos são: falta de capital de giro; falta de clientes; problemas financeiros; maus pagadores; falta de crédito bancário; recessão econômica do país; ponto/local inadequado; falta de conhecimentos gerenciais; problemas com receita; falta de mão-de-obra qualificada; instalações inadequadas e carga tributária elevada.

Organizando essa pesquisa de uma forma mais didática, temos a seguinte configuração. Falhas gerenciais: falta de capital de giro; falta de clientes; problemas financeiros; maus pagadores; pontoou local inadequado; falta de conhecimentos gerenciais. Logística operacional: falta de mão-de-obra qualificada; instalações inadequadas. Questões conjunturais e políticas públicas: recessão econômica do país; falta de crédito bancário; problemas com a fiscalização; carga tributária elevada; outras razões. Observa-se que de todas as razões levantadas seis estão agregadas no item “falha gerencial”, pois as dificuldades listadas seriam, de certa forma, previstas se o empreendedor procurasse se planejar ou se assessorar antes de executar seu projeto.

Por outro lado, o Sebrae também buscou os fatores de sucesso dos empreendedores que ainda mantêm seus estabelecimentos com vigor: Habilidades gerenciais (bom conhecimento do mercado onde atua e boa estratégia de vendas); Capacidade empreendedora (criatividade do empresário; aproveitamento das oportunidades de negócios; perseverança e capacidade de liderança); Logística operacional (escolha de um bom administrador; uso do capital próprio; reinvestimento dos lucrosna empresa e acesso às novas tecnologias).

Nessa perspectiva, insta afirmar que, para aventurar-se na arte de empreender, não basta ter um capital. É preciso muito mais. É mister saber lidar com as diversidades das pessoas, com as questões conjunturais, com as políticas públicas e – principalmente – entender que, quando o seu empreendimento chega a um determinado patamar, de certa forma, passa também a pertencer à sociedade. Ele passa a ser um importante contribuinte de impostos, gerador de empregos diretos e indiretos, comprador de produtos no mercado, tomador de recursos públicos ou privados. Quem não se sente um pouco parte de certos empreendimentos éticos existentes em nossa cidade, seja como cliente, fornecedor, funcionário, formador de opinião ou simplesmente transeunte que, passando, observa, admira ou rejeita?

A partir do momento em que se deseja ser um empreendedor, tenha sempre em mente que, se o empreendimento for ético e agregar valor para os outros, você não estará criando um empreendimento sópara você, mas sim para a sociedade em que você vive. Isto é empreendedorismo. E, somente assim, vale a pena nossa perseverança, nossa flexibilidade, nossa criatividade, nossa autoconfiança, nossa vigília diária de mais de doze horas de trabalho e, de fato, nossa responsabilidade quando decidimos ser empreendedores de nossa sociedade e em nossa sociedade.

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