Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A violência e o medo em São Paulo

A cidade coração do Brasil não funciona mais durante as 24 horas do dia. O medo tomou conta dos paulistanos na capital e no interior do estado. Desde o começo da onda de violência na cidade, já foram centenas de pessoas mortas e feridas, além de inúmeras depredações de transportes e do patrimônio público.

O mais contraditório é que a maioria das vítimas desses crimes são aqueles responsáveis pela segurança pública: os policiais. Até a semana passada, foram 93 PMs mortos e só na capital foram registrados 1.135 casos de homicídios, a maioria em chacinas ocorridas na madrugada, por criminosos em motos e encapuzados – acredita-se que os executores façam parte da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), o mesmo PCC que, quase uma década atrás, foi declarado desarticulado e enfraquecido. O mais impressionante de tudo é que, até o presente momento, apenas alguns desses atiradores foram presos. Não há pistas ou indicações desses criminosos.

Especialistas da área creditam a onda de violência em São Paulo à política militarista de combate ao crime imposta pelo secretário de Segurança Pública do estado, Antônio Ferreira Pinto, que deixou recentemente o cargo que ocupava desde 2009, quando foi nomeado pelo então governador José Serra. Já a Anistia Internacional considera que as autoridades de São Paulo estão falhando em garantir a segurança pública e punir abusos a direitos humanos cometidos por agentes do Estado. Contudo, a pergunta que fica diante de um quadro como este é: como os criminosos podem demonstrar mais potencialidade e eficiência do que a polícia?

Os criminosos em São Paulo, e podemos estender para vários estados do Brasil, tem mais recursos que os nossos polícias. São melhores armamentos e uma impunidade que coloca em dúvida a eficiência da política de segurança pública estadual e quiçá nacional. E, assim como aconteceu em outros tempos, vemos os toques de recolher, as chacinas e execuções se espalharem pela cidade, sem qualquer explicação presumível.

Na análise a respeito da violência que São Paulo sofre, certamente não se pode esquecer que a política prisional, com penitenciárias superlotadas e precárias de condições físicas, são fatores determinantes. Esse quadro coloca as prisões como núcleos de articulações e, porque não dizer, de fortalecimento de facções criminosas.

Em São Paulo, o combate à violência começou em vários pontos das rodovias e nas fronteiras do estado, coibindo as rotas de entradas de drogas e armas no estado paulista. Ponto para o Estado. O próximo passo é coibir a ação dentro dos presídios rastreando e identificando sinais de celulares utilizados e silenciando o contato dos líderes de organizações criminosas que estiverem dentro dos presídios.

Não é uma tarefa fácil. Mas, sem dúvidas, não é impossível. Tomemos como exemplo o Rio de Janeiro, que já teve morros e comunidades dominadas pelos traficantes e hoje, após várias ações de pacificação realizadas em parceria com o Exército, respira um pouco de paz. São Paulo não pode entregar a cidade e a população aos criminosos.

Deixe um comentário