Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A Reforma do Judiciário e a teoria processual

Não nos compete aqui desvendar, revolver os estudos sobre as crises do judiciário e da teoria processual. Entretanto, cabe-nos fazer algumas observações sobre a Reforma do Judiciário e a Teoria Processual no Contexto da Crise Política. Comecemos indagando: Por que a teoria do conhecimento jurídico, no campo do direito material e da filosofia, evoluiu tanto – neopositivismo, neo-naturalismo, os pensamentos centrados na tópica, na retórica, na semiótica, na ético-discursiva – e as estruturas básicas do judiciário e do processo permanecem praticamente os mesmos? Por que, conforme registrou Everaldo Gaspar em escrito seu, os fundamentos do processo ainda estão centrados nas ideologias da peremptoriedade e da coisa julgada; nas velhas estruturas conceituais e dogmáticas que têm raízes na segunda metade do século XIX e que se consolidou no começo do século XX, quando a sociabilidade, a economia, a política, o Estado e o próprio direito não são os mesmos? Por que o estudo do processo é quase sempre acrítico, quanto aos seus fundamentos e se privilegia a forma de exercitá-lo sem maiores questionamentos?

Cumpre-nos trazer à baila uma questão de natureza ontológica e política. O abstracionismo engendrado no ensino, nas práticas do processo e da justiça sempre nos conduziu para a idéia de neutralidade. A nós, os profissionais do direito, cabe apenas interpretar as leis a aplicá-las convenientemente. Direito é norma, e tudo que estiver fora dela torna-se uma interpretação e uma ação meta-jurídicas. Mas antes de sermos intérpretes e aplicadores do direito, somos cidadãos. Na versão aristotélica mais pura: cidadãos políticos. E toda atitude humana é uma atitude política.
Tomemos a violência da nossa cidade como paradigma. O Atlas do Desenvolvimento Humano do Recife, publicado recentemente, diz que os bairros das Graças, Aflitos e Boa Viagem concentram a maior renda familiar, a maior expectativa de vida, a maior taxa de alfabetização e a maior taxa de freqüência escolar. Já o menor índice de desenvolvimento humano desta cidade está na área formada pela Ilha de Joana Bezerra, São José e Coque. Áreas justamente onde se concentram os índices altíssimos de criminalidade, principalmente o roubo. (V. Jornal do Comércio. 7.4.2007, p. 2) Nós, os profissionais do direito, ao teorizarmos, ao interpretarmos e aplicarmos a lei, ao buscarmos a justiça social e distributiva, estamos nos exercitando como seres políticos. A ciência e a práxis da vida não são neutras. A neutralidade não passa de um exercício de políticas conservadoras.

E mais, nós – os profissionais do direito- enquanto cidadãos, temos o dever de participar do mundo da vida, de integrar e interagir com os movimentos sociais e as instituições públicas ou privadas que têm compromisso com a causa da justiça social. Ao revolver as mazelas da política, do Estado, do Judiciário, do processo; ao nos manifestarmos publicamente sobre elas, ao assumirmos posições, ao repugnarmos as barbáries e as injustiças, estamos exercitando na nossa cidadania e fazendo política.

A conversão do Estado em novíssimo movimento social, tal como preconiza o sociólogo português Boaventura de Souza Santos, precisa de nós para instaurar uma verdadeira democracia participativa; para garantir padrões mínimos de inclusão e transformar a instabilidade institucional em campo de deliberação democrática. “O novo Estado de bem-estar é um Estado experimental e é a experimentação contínua com participação activa dos cidadãos que garante a sustentabilidade do bem-estar”.Precisa, enfim da subjetividade e da sociabilidade da Nuestra América, que não se sentem à vontade com o pensamento institucionalizado e legalista, mas se sentem à vontade com o pensamento utópico, entendendo-se como utopia “a exploração, pela imaginação, de novos modos de possibilidade humana e de estilos de vontade fundada na recusa em aceitar a necessidade da realidade existente apenas porque existe e na antecipação de algo radicalmente melhor pelo qual vale a pena lutar e ao qual sente ter pleno direito”. Este é, pois, um momento propício para exercitarmos a subjetividade e a sociabilidade, no sentido de reafirmar a nossa identidade cultural, os nossos sonhos e utopias.

Deixe um comentário