Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A cultura dos trotes violentos

A aprovação no vestibular de algumas universidades do Brasil passou a significar mais que alegria para pais e calouros. Tornou-se uma preocupação devido aos trotes aplicados pelos veteranos, que em alguns casos são de extrema violência.

Não é raro notícias sobre trotes violentos que acabam nas delegacias, isso quando não resultam em morte. Em várias faculdades, o “bicho” – como são chamados os calouros – são forçados a consumir bebida alcoólica, humilhados, empurrados e agredidos fisicamente, e, por várias vezes, os veteranos chegam a urinar e vomitar neles.

Embora a maioria dos estudantes no Brasil não considere o trote como um ato violento, a perda de controle acontece em casos isolados, e depois de iniciado o ritual de recepção dos calouros, é muito difícil para os envolvidos mensurar quando as brincadeiras ultrapassam os limites e tornam-se violência.

O primeiro trote universitário no país, em 1831, acabou em morte na Faculdade de Direito de Olinda. Desde então, a maioria das instituições proibiu a prática, mas o ritual continua e, em muitos casos, violentamente. Como esquecer o caso do estudante de medicina Edison Tsung Chi Hsueh, que, em 1999, foi encontrado morto no fundo da piscina da Universidade de São Paulo (USP), após ter sido forçado a entrar no local sem saber nadar? Ali acabou o sonho de um jovem e, com certeza, acabou uma família.

Infelizmente, a maior parte dos casos de trotes violentos resulta apenas na expulsão dos principais envolvidos, ou simplesmente não houve nenhuma punição. Precisamos entender que o trote universitário é parte de uma cultura tão enraizada que não deixará de existir apenas pelas proibições das faculdades. É preciso punição severa para os que participam desses crimes. Além disso, faz-se necessário um trabalho mais profundo e contínuo para que esse comportamento, muitas vezes comparado ao período medieval, seja abandonado.

Se os trotes são considerados como rituais de passagem do ensino médio para o universitário, talvez seja hora de agirmos como nos Estados Unidos, por exemplo, onde os calouros são convidados a fazerem um trabalho social, sem violência ou humilhação pública e ainda contribuindo com os mais necessitados. Essa prática já vem sendo adotada por várias instituições no Brasil, principalmente pelas instituições do Grupo Ser Educacional, e tem dado muito certo.

Não podemos aceitar que a violência nos trotes universitários seja vista como uma coisa normal. Esse tipo de prática não é e nunca será uma política de socialização no ensino superior.

Deixe um comentário