Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

20 anos do plano real

Lançado em fevereiro de 1994, durante o governo Itamar Franco, o plano Real completa 20 anos e ficou conhecido pelo combate à inflação, que atingiu exorbitantes 2.490,99% naquele ano. O programa foi pensado com o objetivo de estabilização e reformas econômicas e oficialmente iniciado com a publicação da Medida Provisória nº 434, no Diário Oficial da União, em julho de 1994. A MP instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a retirada dos altos índices da inflação da economia nacional e determinou o lançamento de uma nova moeda, equiparada com o Dólar americano, o Real.

De fato, o programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil. Nos meses e anos seguintes a sua implantação, mostrou-se uma das principais medidas ao plano de estabilização econômica mais eficaz da história do nosso País e que, além de reduzir a inflação, ampliou o poder de compra da população e remodelou os setores econômicos nacionais.

A equiparação da moeda nacional com o Dólar americano não perdurou muito, o Real teve seu valor defasado de 1994 até hoje. No entanto, precisamos ir além para compreender a importância que esta moeda representou e representa para a vida dos brasileiros, inclusive os de baixa renda. Em 1993, época de implantação da URV, o cenário econômico brasileiro não era favorável. Antes disso, foram inúmeras trocas de moedas e outras estratégias econômicas mal sucedidas. A credibilidade nacional com os credores externos estava baixíssima e manchada devido às moratórias. Aliado a isso, os consumidores não conseguiam planejar suas finanças ou quitar suas dívidas, já que os preços dos produtos aumentavam várias vezes no mesmo dia devido à inflação. No mesmo período, o Ministro da Fazenda foi trocado por 4 vezes em menos de 7 meses.

Fernando Henrique Cardoso, à época ministro da Fazenda, e que assumiu o cargo mesmo não sendo economista, revelou, em discurso comemorativo pelos 20 anos do plano, que a implantação de um no plano econômico que não fosse baseado em um decreto “era mais que uma aventura, era uma condenação ao fracasso”. No entanto, toda a discussão sobre o Plano Real foi construída com debates e argumentos no Congresso para mostrar para as pessoas que isso seria positivo para todos. Era preciso entender que a URV não era uma moeda, mas um índice calculado diariamente pelo Banco Central e que variava como o dólar. Sua função era reajustar preços e salários para que ambos caminhassem equiparados.

Quando entrou em vigor, a cotação da URV em cruzeiros reais, moeda vigente, era de 647,50. Este valor era corrigido diariamente e os preços de produtos, salários e outros passaram a ser fixados em URV. Em julho, quando a URV virou moeda, o Real, seu valor foi cotado em 2.750 cruzeiros reais. A inflação encerrou 1994 em 244,86%, o número foi considerado irrisório se comparado aos anteriores.

Pelos oito anos seguintes, Fernando Henrique foi eleito presidente do Brasil e, adotando medidas como o controle dos gastos públicos, a desindexação da economia e o aumento das taxas de juros, o Plano Real derrubou a inflação para 8,64%, em 1999, em menos de seis anos de funcionamento. Observando esses dados e os últimos 20 anos do Brasil, devemos acreditar que é possível mudar um País, para isso, basta apenas boa política e democracia.

Uma Resposta para “20 anos do plano real”

  • MARCELO ALMEIDA:

    Devemos lembrar também que o período de hiper-inflação, encerrou-se com o Governo do então Presidente da República JOSÉ SARNEY, e com a entrada do Presidente COLLOR DE MELO, houve a abertura do Mercado Brasileiro, trazendo para o cenário Nacional, um novo modelo onde podíamos escolher entre um e outro produto, na realidade vivíamos em uma República de BANANAS, não quero com isso dizer o os planos econômicos lançados pela então Ministra da Fazenda Zélia Cardoso, foi bom, pois não foi, mas mexeu no íntimo de quem vivia da especulação financeira, e abriu as portas para que viesse um plano de correção, como houve com o plano real, pois não tínhamos o mínimo controle de quanto da nossa moeda, que até então circulava em nosso País.

Deixe um comentário