Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O legado da Copa

Faltam poucos dias para o início da Copa. Por enquanto, não detectamos animação para com os jogos. Mas, diante das notícias de que a maioria dos ingressos foi comercializado, constatamos agitação para os que irão assistir aos jogos. E os que não irão, estão entusiasmados? Acreditamos que ficarão. Os veículos de comunicação darão ampla cobertura e a tendência é que, com a proximidade dos jogos, os torcedores fiquem animados. Portanto, é plausível o sucesso de público e audiência.

No entanto, qual será o legado da Copa do Mundo para o Brasil? A expectativa é de que os gastos com o evento cheguem a 30 bilhões de reais. Diante deste valor, desejamos que obras públicas sejam realizadas pelos governos Federal e Estaduais. Aliás, quando o Brasil ainda desejava a Copa, 79% dos brasileiros defendiam a sua realização – de acordo com pesquisa do Datafolha em novembro de 2008. O expressivo apoio da população era em razão de que os atores políticos afirmavam, categoricamente, de que a Copa deixaria legados.

Uma nova pesquisa do Datafolha, realizada em fevereiro deste ano, revelou que 52% apoiam a realização da Copa no Brasil. Este número mostra que o apoio à Copa decresceu. E o que motivou a diminuição do apoio? Certamente, os eleitores estão inquietos com dois fatos. O primeiro é a quantidade de recursos públicos gastos com o evento e segundo, os gastos foram realizados, mas, por enquanto, os brasileiros não percebem se existirá algum legado da Copa.

Os legados da Copa mais visíveis até o instante são as arenas esportivas. A tendência é que algumas delas se transformem em “elefantes brancos”, representando o legado negativo da Copa. Outras terão a oportunidade de sediar variados jogos e shows, e estas representarão o legado positivo. Mas, os legados da Copa não podem ser, exclusivamente, as arenas.

Mobilidade urbana: este é um dos principais problemas do Brasil, em particular das cidades que integram as regiões metropolitanas. Neste sentido, quais serão as obras entregues antes da Copa que possibilitarão o trânsito fluir? A mobilidade aérea tem se mostrado como outro problema do país. Quantos aeroportos serão ampliados e concluídos antes da Copa? Os governos afirmam que tudo será entregue. Mas, tudo o quê?

A ausência de infraestrutura adequada permite que o custo da produção no Brasil aumente. Com isto, são gerados menos empregos e menores investimentos por parte do setor produtivo. Além disto, a existência de déficit de infraestrutura faz com que as cidades sejam espaços urbanos desconfortáveis. Portanto, o investimento em infraestrutura não deve ocorrer em razão da Copa, mas em função de que governos querem ofertar bem-estar à população e condições para o desenvolvimento econômico.

Faço parte do grupo de brasileiros que torce pelo sucesso do Brasil na Copa. Ela nos trará visibilidade internacional e a possibilidade de atrair novos investimentos em variadas áreas, além de mostrar que o Brasil é uma nação civilizada e segura. Mas, para isso acontecer, não podemos passar vergonha diante do mundo. As obras de infraestrutura precisam ser entregues. Estrangeiros e brasileiros precisam estar confortáveis no Brasil. E governos necessitam cumprir com o que prometeram, pois nós, brasileiros, merecemos respeito.

4 Respostas para “O legado da Copa”

  • Milton:

    Caro Janguiê,

    Infelizmente, ao que tudo indica, o legado negativo da Copa poderá sobrepor-se ao positivo.

    Restando menos de 100 dias para o início da competição, alguns dos estádios destinados a “elefantes brancos” não estão prontos.

    A mobilidade que tanto foi prometida, ao que parece, irá ficar no papel (ou em obras) no começo da Copa. E parece ser um problema crônico nas grandes cidades.

    E o dinheiro investido pelo Poder Público, no Padrão FIFA, em detrimento dos pilares fundamentais do bem estar social, como Saúde, Educação e Segurança, só servem para acumular o descontentamento popular com o evento.

    Torço para que o Brasil, como País, supere as previsões nebulosas e receba bem o estrangeiro, que, sem sombra de dúvida, sendo bem recebido, irá investir mais na nossa Nação.

    A minha esperança é justamente na característica do povo brasileiro de ser hospitaleiro e de sua capacidade de superação.

    Só assim, para que o legado a ser deixado pela Copa, seja algo positivo para todos – especialmente e, principalmente, para os que foram e ainda são favoráveis a sua realização no Brasil.

  • Marcos Antônio:

    Mais uma vez, não há participação popular nas decisões e rumos da sociedade brasileira. A população perdida, não conhece a legislação em vigor, o contexto sociopolítico, nem mesmo tem opinião formada sobre as questões atuais. Apenas pairam enquanto a tempestade se aproxima. O que teremos com a copa: Gastos muito maiores do que em outros países para realização das obras, nenhum investimento em esgotamento sanitário ou política de reciclagem significativo, investimento em rodovias e mobilidade urbana pouco suscetíveis de produzir efeitos benéficos, torcedores, ao exemplo do Pan, vaiando as torcidas adversárias vergonhosamente, e ao final de tudo, um povo feliz e contente indo aos estádios em seus carros populares num trânsito pesado, balançar as bandeiras verde e amarelas. Depois da copa, todos voltam a reclamar do governo e dar seu jeitinho para se eximirem das responsabilidades.

  • MARCELO ALMEIDA:

    Infelizmente quando vejo algumas comentários, esquecemos que nem tudo está posto no papel, e que poucas pessoas tem o conhecimento integral das informações relacionadas ao total do dinheiro publico investido para que pudesse haver a COPA DO MUNDO, aqui no Brasil.
    alguns esquecem que existe uma iniciativa privada por traz de tudo isso, que estádios estão sendo feitos, não com dinheiro público e sim com dinheiro de empresas e consórcios, através de FINANCIAMENTO, ou seja a contabilização desse dinheiro é diferente.
    O dinheiro 100% publico, são os investimentos que estão sendo feitos em mobilidade publica.
    Estamos vivendo um período negativo de informações, onde parte da sociedade insatisfeita com o Governo, lançam informações distorcidas, afim de manipular o máximo possível a massa mau informada, comprando desta forma a insatisfação que temos com alguns gestores públicos, fazendo inclusive críticas que deveriam ir ao Gestor Municipal e Estadual, para a esfera FEDERAL, criando assim uma confusão imensa, onde quanto mais pior melhor, pois o interesse maior são as eleições Presidenciais de 2014.
    É bom lembrar também, que muitos desses investimento, principalmente os que estão sendo feito no RIO DE JANEIRO, já são investimentos programados para as OLIMPÍADAS.
    De uma coisa eu tenho certeza, ao final de da COPA DO MUNDO e das OLIMPÍADAS, é que poderemos então falar com propriedade, se valeu a pena ou não; Minha opinião é que sim, pois nosso país terá a maior visibilidade dos ultimos tempos, e traremos após esses eventos, inúmeros investimentos estrangeiros, melhorando nossa imagem, no exterior, quanto aos problemas domésticos, de SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, temos que aprender a votar, vota melhor, para PREFEITO, para GOVERNADOR e assim por diante, mais principalmente, para NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS e SENADORES, que só sabem votar, fazendo chantagem com o GOVERNO FEDERAL. (caso atual em nosso congresso nacional……)

  • O que queremos não é arenas, mas sim o que beneficie a população em geral. Precisamos de investimentos na área de saúde e educação, e essas “belas estradas” estão cada vez mais vergonhosas… isso nos faz pensar se para nós brasileiros já achamos vergonhoso essas estradas e o péssimo transito, como seremos vistos pelos estrangeiros que virão assistir a copa no Brasil?? E o legado que disseram que a Copa iria deixar?? Até agora não vejo mudanças que convençam ou mudem a situação em que vivemos.

Deixe um comentário