Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Um país de corruptos?

Em meados de março deste ano, a presidente Dilma Rousseff disse, durante um pronunciamento, que “A corrupção é uma senhora idosa”. A fala aconteceu em meio a inúmeros escândalos e em resposta à série de protestos contra a corrupção no Brasil.

Assistindo a essa declaração, muitos brasileiros tiveram a sensação de que encontravam-se mergulhados em um dos ambientes mais corruptos do mundo. E estavam certos. Esta foi a constatação feita pela edição 2014 do Corruption Perpception Index (Índice de Percepção da Corrupção), um estudo sobre corrupção divulgado pela ONG Transparency International e que indicou o Brasil como o 69º país mais corrupto do mundo, em um universo de 174 países.

Ao contrário do Brasil, desde a criação do índice em 1995, a Dinamarca figura entre o primeiro e segundo lugar do ranking como o país menos corrupto, com uma média de 92 pontos em uma escala de 0 a 100 pontos, onde o último significa um país sem corrupção. Vale lembrar que a Dinamarca já é bem conhecida pelos altos índices de saúde, segurança, saneamento, educação e renda, além de ser citada como uma nação que tem um forte Estado Democrático de Direito, apoio à sociedade civil e regras claras de conduta para as pessoas que ocupam cargos públicos.

Na Dinamarca, o combate à corrupção começou muito cedo, ainda durante a formação da política do país. A transparência, a honestidade e a meritocracia foram e ainda são princípios fundamentais por lá.

Infelizmente, estamos vivendo um fenômeno em que a percepção dos cidadãos é a de que a corrupção está entranhada na maioria das cabeças dos gestores públicos. É lugar comum ouvir a máxima de que “todo político brasileiro é corrupto”. Ou ainda, após ver uma notícia sobre corrupção, a declaração de que “isto é o Brasil”.

Entretanto, quero acreditar que esta afirmação não constitui regra. Mas, exceção. Haja vista, – e continuo acreditando – que muitos gestores públicos são honestos, dotados de alto compromisso ético, bem intencionados e ingressam na política como forma de ajudar a coletividade. Pois a cultura da corrupção só se desenvolve onde não há noções de ética incorporadas às ações do cotidiano. Por outro lado, ouso afirmar que a corrupção do cidadão comum não é resultado, mas é alimentada pela corrupção nas instituições públicas conduzidas por aqueles gestores que fazem parte do grupo das exceções. E quanto menos instrução as pessoas tem, mais difícil de entender o significado da corrupção.

O que é preciso para acabar com a corrupção? Sem dúvidas, muitas ações precisam ser implementadas. Em primeiro lugar, mister se faz mudar a cultura daqueles que pensam que o bem público e a política constituem fontes de enriquecimento individual. Quando na realidade, o bem público nada mais é do que instrumento para servir a coletividade e a política é a forma de servir a sociedade e o seu povo. Ademais, é necessário o aumento da transparência das ações dos gestores públicos e a urgente reformulação da legislação para que sejam criadas penas mais severas para os corruptos e corruptores. E por fim, que surjam muitos Sérgios Moro, corajosos e idealistas.

Mas, para acabar com a corrupção, todos tem que fazer a sua parte. Não basta cobrar da classe política e dos gestores públicos ética e honestidade se, nas ações diárias, os cidadãos cometem infrações – pequenas ou grandes- que comprometem o bem comum. O exercício da cidadania, que vai muito além do voto, exige educação política, informação e conscientização.

Não podemos nos acostumar em dizer ou ouvir que a corrupção sempre vai existir, esse é um argumento básico e inapropriado. O Brasil nunca viveu em toda sua história um período democrático tão longo como este. Desde 1989, nós podemos eleger o nosso governante maior e não temos ameaças de golpes ou de ditaduras.

Temos que lutar para fortalecer nossas instituições públicas. Temos que definir e trabalhar pelas prioridades comuns a todos os brasileiros. Temos que nos conscientizar e mudar a cultura de que a res (coisa) pública deve ser utilizada em benefício de uns e em detrimento do coletivo. Temos que estar cientes de que um país forte e soberano só se faz com educação, saúde e com instituições fortes, independentes e livres de qualquer forma de corrupção. E para finalizar, penso que em um país democrático, é preciso haver dois partidos: governo e a oposição.

Deixe um comentário