Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Steve Jobs, um gênio mais que criativo

Recentemente, Jobs anunciou sua saída do posto de principal executivo da empresa mais admirada do mundo. Em licença médica desde janeiro, após ter se curado de um câncer reincidente no pâncreas, deixa a Apple e seu legado de gênio criativo e realizador.

Jobs foi demitido da Apple, empresa que ajudou a construir, em 1985 e voltou 12 anos depois com a tarefa de tirá-la do buraco. Sua história de vida, com idas e vindas, ajuda a reforçar a aura mística do gênio centralizador que chama para si a responsabilidade de viabilizar os projetos visionários que nascem dentro e fora da Apple.

Um exemplo de sua característica de viabilizador é o case Nike Plus. Em 2006 a Nike procurou um parceiro da área de tecnologia para desenvolver um projeto que tornaria o ato de correr mais agradável e divertido. Vislumbravam um equipamento que acoplado a um tênis de corrida, possibilitasse ouvir música e arquivos de áudio, além de monitorar a performance do usuário. Inicialmente, procurou a Nokia que descartou o desafio. Foi a Apple que criou um sistema wireless que permite ao corredor registrar diversas informações a partir de um chip instalado na entressola do tênis, além de se distrair ouvindo seus arquivos de música. Hoje a comunidade Nike Plus tem mais de 1,5 milhão de esportistas em mais de 160 países.

Esse é apenas um exemplo do estilo “think different” de Steve Jobs. Um sujeito que sem formação específica conseguiu criar e realizar coisas, com desempenho tecnológico e design único, que mudaram nossas vidas de forma muito mais marcante que a maioria dos ganhadores de prêmios Nobel.

A Apple sob o comando de Jobs mudou o mundo. Tudo começou em 1976 com um investimento de 1.300 dólares e a criação do Apple I. A partir daí seguiram-se uma série de desenvolvimentos, entre eles, a criação do Macintosh, a mudança da tela âmbar com texto verde para o monitor colorido e vivo, o trambolho da CPU do desktop embutido no monitor e, todos os “is”, com o iMac, iPod, iTunes, iPhone e iPad. Jobs deixa a Apple com muita história para contar, como a segunda empresa mais valiosa do mundo e um caixa maior que os cofres dos EUA.

Para conhecer um pouco mais a história deste personagem que mudou nossos hábitos e comportamento, em seu famoso e bastante divulgado discurso para alunos da Universidade de Stanford, em 2005, Jobs fala sobre o câncer que havia vencido um ano antes, de seu passado de filho adotivo, faz piadas (como sobre a Microsoft, que teria copiado ideias da Apple) e dá conselhos aos jovens. Termina seu discurso com a mensagem que ficou famosa: “Continue com fome. Continue bobo”. Quem ainda não viu, poderá ver abaixo a integra do discurso.

Discurso de Steven Jobs

Deixe um comentário