Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Pobreza como critério para instalação de escolas técnicas

O potencial de crescimento econômico brasileiro tornou latente nossa demanda por mão-de-obra especializada. Ciente disso, a presidente Dilma Rousseff vem investindo em educação profissional, com a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Governo federal anunciou este mês a instalação de escolas técnicas em 120 municípios brasileiros. Apesar da iniciativa meritória, um contra-senso me chamou a atenção. Entre os critérios para a escolha das cidades que receberão as novas instituições de ensino profissionalizante está o percentual da população em extrema pobreza. A princípio pode parecer ululante oferecer oportunidade de profissionalização a população de regiões muito pobres, mas vem a dúvida: será que esses locais oferecerão também oportunidades de emprego ou essa população terá que migrar para outras áreas em busca de aplicar o conhecimento conquistado, sem a promoção efetiva do desenvolvimento local? Aliado a isso não seriam necessários investimentos em infraestrutura e incentivos para que empresas se instalassem nessas regiões?

3 Respostas para “Pobreza como critério para instalação de escolas técnicas”

  • Karla Beatriz:

    Li e concordei com a afirmação sobre a questão de que capacitar as pessoas destas regiões mais pobres não seria o suficiente. É necessário ir mais além, promovendo o surgimento de empresas e locais de trabalho nessa região para que depois de formados essas pessoas possam colocar em prática o que aprenderam e obter um meio de subsistência digno e o mais importante perto de suas famílias, sem precisarem morar em outro lugar para conseguir trabalho.

  • Jose lima:

    Ja começaria pela basico, educação fundamental que para chegar a ter acesso a novas tecnologias é preciso adquirir uma educação forte para obter tais informações, mas essas informações não são regionais ou de um pais, mas de todo mundo.
    Profissionais de conhecimento atualizados, material para pesquisae etc…

  • Por favor, entre em contato com Carolina Figueiredo, no Centro Administrativo, na Capunga.

Deixe um comentário