Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Obama e os desafios do segundo mandato

Problemas na economia interna e externa, as altas taxas de desemprego, a queda nas exportações, as falências de indústrias e empresas do setor financeiro, e a corroída imagem dos Estados Unidos em praticamente todos os continentes. É neste cenário que Barack Obama, presidente reeleito, toma posse para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos da América.

Nos próximos quatro anos, Obama terá, além dos velhos problemas, novos desafios para superar. A grande dificuldade dos EUA ainda está em superar a crise econômica mundial, que perdura desde 2008. Apesar de ter diminuído, os números do desemprego no país giram em torno dos 7,9% e a geração de empregos ainda é bastante lenta, já que o mercado não consegue absorver os milhões de desempregados. A maior prova disso é que, em dez anos, a renda da classe média americana caiu 28%.

Outro grande desafio de Obama é que, hoje, a política americana está dividida. No Senado, o presidente tem o apoio da maioria, mas na Câmara dos Representantes, os republicanos é que estão no comando. Pela frente, Obama tem um déficit gigante para quitar. Uma dívida de US$ 16,4 trilhões, que está no limite máximo do abismo fiscal e que pode gerar mais um período de recessão no país.

Ao mesmo tempo em que lida com os problemas internos, Obama precisará mostrar muito mais inteligência e calma para lidar com os problemas externos. Como evitar que o Irã fabrique ou continue fabricando armas nucleares? É preciso redefinir, também, as relações com os países asiáticos, principalmente com a China, evitando uma possível guerra comercial.

Os problemas nos Estados Unidos não param por ai. Até o fim de 2012, havia mais de 350 milhões de armas em circulação nos EUA e, em um País onde não se exige teste psiquiátrico para compra de armas, esse excesso favorece o descontrole e resulta nos massacres que têm sido constantemente noticiados pela mídia. E eis que mais uma questão surge: como reformar a legislação de controle de armas, quando a cultura de um País se coloca contrária a essa postura?

Nos Estados Unidos, o segundo mandato do presidente é quando, de fato, ele pode marcar seu nome na história do País. Obama já tem um nome firmado nessa história, quando, em 2009, se tornou o primeiro presidente negro da história do país. Resta agora agregar feitos à sua carreira política para perpetuar-se na história como um grande estadista.

Deixe um comentário