Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

O ciclo vicioso da aprendizagem

Quando perguntamos o quanto vale a educação e o que ela pode fazer para mudar nossas vidas, a resposta é simples. A educação é a base de tudo e o aprendizado deve ser infindável. O aprendizado destina você ao crescimento, a progredir pessoal e profissionalmente. Claro que ninguém nega o valor da educação e o quanto um bom professor é imprescindível.

Em definição, o chamado círculo vicioso é uma sucessão, geralmente ininterrupta e infinita, de acontecimentos e consequências que sempre resultam numa situação. Essa definição se encaixa quando falamos do ciclo vicioso da aprendizagem. Devemos sempre buscar o aprendizado e para que isso aconteça, não basta procurar somente o desenvolvimento técnico e profissional, esquecendo que o nosso lado pessoal possui total influência em nossos atos.

Quantas pessoas conhecemos que estão hoje no mesmo lugar em que estavam há cinco anos? Que estão estacionadas na vida, sem perspectiva de promoções nos empregos ou que não pensam em mudar de vida? Inúmeras. Provavelmente porque essas pessoas não valorizam o aprendizado e nem se interessam pelo enriquecimento do conhecimento.

Qualquer um que busque o aprendizado constante e que continue aprendendo, não apenas permanece jovem – aqui falamos de jovem relacionando a evolução tecnológica – à medida que atualiza seus conhecimentos, como também se torna cada vez mais valioso, independente de sua capacidade física. Em contrapartida, aqueles que não buscam esse conhecimento constante, tornam-se obsoletos em relação à modernização da sociedade.

O desenvolvimento técnico e pessoal deve ser uma constante. São essas duas evoluções que, se alinhadas, nos levarão ao sucesso. Em uma faculdade, por exemplo, é possível buscar conhecimentos técnicos através do curso, livros, palestras, seminários. Contudo, também é possível adquirir desenvolvimento pessoal quando se coloca em exercício a habilidade em lidar com pessoas, em usar melhor suas emoções.

A maior parte das pessoas passa a vida inteira na busca do desenvolvimento técnico e deixa de se preocupar com o desenvolvimento pessoal. Não basta estudar nos melhores colégios, fazer especializações, dominar magnificamente um determinado assunto. Dessa forma, apenas o conhecimento técnico será exercitado e isto não é suficiente para o contexto atual da nossa sociedade. Novas descobertas acontecem a cada minuto. O mundo muda constantemente e se você não muda com ele, em pouco tempo será substituído.

Devemos estar sempre prontos e abertos para aprender. Aprender com tudo e com todos. Não deve-se acreditar que a educação é cara e difícil. Educação e aprendizado são essenciais. Mais caro é o preço a ser pago pela ignorância de se negar a aprender o tempo todo.

3 Respostas para “O ciclo vicioso da aprendizagem”

  • Veronica Hazin:

    Primeiro precisamos entender quais são os fatores que levam ao sucesso. Se nascemos todos com as mesmas chances de brilhar. Cabe a cada um perceber que com a mudança global, se faz necessário atualização intelectual,estudar e aprender é necessário disposição, vontade, desejo e dedicação. As ações estão intimamente relacionadas, resultando em crescimento intelectual,

  • Pamela:

    Muito mais do que o sucesso,é preciso que as pessoas se sintam valorizadas diante do que fazem,pois é este aspecto que faz com estas mesmas pessoas sigam em frente buscando uma aprendizagem significativa.
    Se vocâ não crê no seu potencial,ninguem mais vai poder te ajudar a seguir em frente,concordo com Janguiê,quando ele diz que ”à medida que atualiza seus conhecimentos, como também se torna cada vez mais valioso, independente de sua capacidade física”,é preciso formar sujeitos com identidade e autonomia,por isso se faz necessária a aprendizagem em todos os momentos da vida.

Deixe um comentário