Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Nota de resposta à charge publicada no DP

Em charge publicada na edição do último domingo (25/11) do Diario de Pernambuco, no dia da 1ª fase do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a ilustração satiriza a proliferação de faculdades e universidades no estado. Mas o assunto está longe de ser motivo para piada. Só em Pernambuco, as instituições particulares são responsáveis por 65% das vagas no Ensino Superior. Se compararmos as instituições de todo o país, este índice sobe para 87%. A qualidade destas faculdades é posta à prova através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), aplicado pelo MEC. Com a criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo a estudantes de baixa renda, o governo federal já reconheceu a importância da iniciativa privada para a democratização da Educação Superior, em um país onde somente 10% da população com idade universitária estão matriculados em um curso de graduação. Em Pernambuco, este índice é de apenas 6%. Enquanto isso, as universidades públicas, onde deveria se concentrar a legião de estudantes que não tem condições de pagar pelo estudo, acabou se transformando em reduto dos “bem nascidos”, cujos pais tiveram condições de bancar a Educação básica em renomados colégios privados, em vista da precariedade do ensino público. Infelizmente, faltam-nos razões para rir da situação.

Uma Resposta para “Nota de resposta à charge publicada no DP”

  • Ruyter Bezerra:

    Prezado Dr. Janguiê,

    Parabenizo pelo excelente blog, cujo acesso o fiz pela primeira vez (não sabia da existência do mesmo, por sugestão do colega prof. Edvaldo Ferreira.
    Isso só nos faz aumentar a responsabilidade para estar cada vez mais, à altura da qualidade que a nossa Mauricio de Nassau requer.
    cordialmente,
    Ruyter Bezerra – Prof. de Ciência Política

Deixe um comentário