Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A voz que vem das ruas

Nas últimas semanas o Brasil foi tomado por uma série de protestos nas ruas. Algumas manifestações, infelizmente, acabaram com episódios violentos, mas, a grande maioria foi realizada de forma pacífica.

O que, inicialmente, foi motivado pelo inesperado aumento das passagens dos transportes públicos, acabou incentivando uma série de manifestações do povo para exigir do Governo melhoria em vários setores do país, como o uso de dinheiro público em obras da Copa do Mundo, melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança, combate à corrupção, a PEC 37, além de outras questões e insatisfação generalizada contra governantes.

Não é novidade que esses setores precisavam passar por um olhar mais detalhado. É de conhecimento público que o Brasil está entre os últimos no ranking de educação e de saúde mundial, ao mesmo tempo e contrário a tais índices, somos um dos maiores pagadores de impostos. Impostos que deverão ser investidos em melhorias para a população.

Os movimentos iniciais, que reuniram mais de um milhão de pessoas nas ruas do país, são diferentes das manifestações tradicionais. Não há líderes, não há um único objetivo. O que vemos são milhares de pessoas se mobilizando através, principalmente, das redes sociais, entoando o Hino Nacional e gritando palavras de ordem, na expectativa que sejam ouvidas e atendidas. E aliado a isso, como há muito não se via, inúmeras pessoas públicas e formadoras de opiniões estão apoiando as manifestações e chamando a população para as ruas.

Talvez porque neste momento os olhos do mundo estavam no Brasil devido à Copa das Confederações ou simplesmente porque chegamos ao limite da passividade, a verdade é que, apesar de não ter mais a quantidade inicial de pessoas nas ruas, mas os manifestos continuam. E, mais do que isso, estão surtindo efeito. A PEC 37 foi derrubada, a corrupção foi declarada crime hediondo e outras propostas estão sendo votadas com mais rapidez pelo Senado.

O fenômeno social que o Brasil vive é uma oportunidade da reconstrução da participação da população na construção do País. Fica claro que as decisões tomadas pelo Governo não têm sido em concordância com a população. E dessa forma, visando melhorar a democracia na qual vivemos, é preciso entender as reinvidicações, dialogar, pensar como o povo e para o povo, considerando as questões que estão emergindo.

Saber o que acontecerá com esses movimentos é difícil. O que observamos é que a população se uniu, sem distinção de classes sociais ou qualquer outra diferença. E, se vivemos uma democracia, essa tem sido a melhor representação do que o povo é capaz de fazer. Contudo, não se deve perder o foco e deixar que a minoria que protagoniza episódios de violência manche um movimento que quer, única e exclusivamente, mostrar aos governantes que estamos atentos a forma como o nosso País está sendo administrado.

Deixe um comentário