Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

As pirâmides financeiras

Promessa de dinheiro fácil, retorno rápido e sem esforços. Essa é a proposta feita por diversas empresas que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal por possível constituição de pirâmide financeira, considerada, no Brasil, crime contra a economia popular pela lei 1.521 de 1951.

Para os que não conhecem, pirâmide financeira e marketing de rede ou multinível são duas coisas distintas. O segundo opera dentro da lei, trabalhando com o recrutamento de pessoas para vender, divulgar ou consumir um determinado produto. Já a pirâmide, é um modelo comercial que depende do recrutamento progressivo de novas pessoas, mas se trata de um esquema comercial insustentável, e, portanto, é considerado crime.

A remuneração desse tipo de empresa provém das taxas pagas pelos novos membros, ou seja, não há geração de capital, o dinheiro apenas percorre a cadeia de pessoas e, logicamente, para alguém ganhar, outro tem que perder. Outro detalhe da pirâmide é que somente o idealizador do golpe ou poucas pessoas abaixo dele lucram com essas manobras financeiras. Os que estão na base da pirâmide geralmente ficam na pior situação, já que entraram no plano, mas não são capazes de recrutar outros seguidores.

Claro que as redes sociais ajudaram, e muito, na proliferação desse tipo de golpe, mas uma pessoa pode identificar que está diante de um golpe de pirâmide financeira quando a proposta inclui apenas um único pagamento e, a partir de então, a promessa de retornos exorbitantes. Além disso, na maioria dos casos de pirâmides, a venda dos produtos ou dos serviços – que caracterizam o marketing multinível – é irrelevante.

Em 1990, a Fazendas Reunidas Boi Gordo prometeu um mínimo de 42% de lucro no prazo de um ano. Contudo, em 2004 a empresa faliu e deixou 30 mil investidores com um prejuízo de R$ 3,9 bilhões. Em 1998, a Avestruz Master, garantia um retorno de 10% sobre a aplicação até o mês em que a avestruz fosse readquirida pela empresa – a pirâmide ruiu em 2005, deixando um prejuízo estimado em R$ 1 bilhão.

O fato é que os esquemas de pirâmides financeiras podem ser mascarados como marketing multinível e é exatamente por isso que 18 empresas em funcionamento no Brasil estão sendo investigadas, entre elas a Telexfree, Multiclicks e o BBoom. Mas como saber se as propostas são legais ou não? Vale a informação e o bom senso, afinal, sem trabalho árduo não se ganha dinheiro.

Deixe um comentário