Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

A PEC dos Mensaleiros

Em meio à série de protestos que continuam pelo Brasil, o as comissões do Senado tem dado andamento em algumas votações que antes estavam sem data prevista para discussão. Nesta semana, a expectativa está na análise do texto sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº 18/2013, mais conhecida como a PEC dos Mensaleiros.

A proposta da PEC é tornar automática a perda do mandato de parlamentares condenados por improbidade administrativa ou por crimes contra a administração pública. Ou seja, políticos condenados pela Justiça, quando não haja mais possibilidade de recurso, são automaticamente cassados, sem a necessidade de abertura de processo na Câmara ou no Senado para possibilitar a perda do mandato do condenado.

Mesmo com a aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o texto ainda precisará ser analisado pelos plenários do Senado e da Câmara antes de ser promulgado. Entretanto, seja por pressão da população ou de alguns parlamentares mais empenhados em mudar, definitivamente, a política no Brasil, a análise e votação inicial da proposta pode ser considerada uma vitória na construção de uma agenda positiva no país.

Durante o julgamento do mensalão, a perda automática do mandato já havia sido expressa no acórdão prolatado pelo STF – nada mais justo. Entretanto, apesar das condenações dos deputados José Genoino (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-SP), a decisão ainda gera divergências e a ação se encontra em fase de recursos.

Infelizmente, a discussão sobre a cassação política é mais difícil do que parece. Principalmente porque a Constituição Federal, em seu artigo 15, estabelece que uma condenação criminal definitiva leva à cassação de direitos políticos e, consequentemente, à perda de mandato. Entretanto, o artigo 55 dá à Câmara a prerrogativa final sobre a perda de mandato dos deputados. Dessa forma, a aprovação da PEC dos Mensaleiros levaria a uma mudança na Constituição brasileira.

Precisamos compreender a importância da PEC 18/2013 por efetivar o princípio da moralidade e da probidade para o exercício do mandato eletivo. Não podemos concordar com as renúncias de cargo – estratégia adotada por alguns parlamentares antes das condenações para que não haja perda do direito político – continuem e que a política brasileira continue manchada pela imagem de alguns que usam seus cargos em benefício próprio.

Se quisermos uma reforma política e se esta será, de fato, realizada, devemos começar avaliando a conduta juridicamente incompatível de alguns políticos com os deveres inerentes ao cargo.

3 Respostas para “A PEC dos Mensaleiros”

  • Amauri Nascimento de Lucena:

    Tenho esperado anciosamente o desenrolar do trabalho dos parlamentares, porém com um certo receio que haja por parte de alguns deputados coerência com a com deputados de mau conduta, tentando inviabilizar a moralidade tanto na câmara, como no senado. Esperemos que o resultado seja o melhor possível para o povo Brasileiro.

  • se, faz, necessário essas mudanças em nosso sistema politico, Brasileiro, assim o estado de direito será preservado, em sua toltalidade, dando um basta, na corrupção definitivamente aos nossos mandatarios.

  • ANA PAULA:

    QUERIDO JANGUIÊ DINIZ UM FELIZ NATAL E UM 2015 REPLETO DE FELICIDADES, SÃO OS VOTOS DA ACADÊMICA DE DIREITO DO GRUPO SER EDUCACIONAL

Deixe um comentário