Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Perspectivas econômicas para 2015

Faltando pouco para a chegada de 2015, os especialistas começam a fazer analises e projeções para o próximo ano. Um dos setores mais preocupados com essas perspectivas é a economia. A forte desaceleração da economia brasileira neste ano surpreendeu os economistas e é uma unanimidade entre eles que 2015 será um ano difícil.

Esse pessimismo é justificado pelas sucessivas quedas no crescimento econômico deste ano. No segundo trimestre de 2014, a economia brasileira encolheu 0,6%, entrando em recessão técnica pela primeira vez desde a crise econômica mundial de 2008.
Olhando para determinados setores, fica clara a preocupação dos economistas. A previsão de crescimento do comércio exterior, por exemplo, no início do ano de 2014 era de 4,7%. Durante o ano a projeção diminuiu para 3,1%. Já para 2015, a estimativa já foi calculada de 5,3% para 4%.

Para entendermos: do total de bens exportados pelo Brasil, 35% restantes são de manufaturados, sendo que a metade vai para a América do Sul. A Argentina é a nossa maior compradora, ficando com 20% desse total. No entanto, a economia argentina já está em recessão, e terá que reduzir as importações e consequentemente, nossa economia será afetada.

É correto afirmar que o problema brasileiro decorre, também, da dificuldade em recuperar o nível de crescimento devido aos nossos problemas estruturais. É de conhecimento comum que não temos estrutura para escoar facilmente nossos produtos e o fato de o país ter passado a década de 1990 sem investir em infraestrutura provocou graves problemas, resultando em baixa competitividade.

Executando essas ações, é possível que a economia volte a crescer entre 3% e 4%. Sem isso, provavelmente não chegaremos a 2% de crescimento. O Brasil ainda é um país atrativo e seguro para se continuar investindo, mesmo que com cautela. Não podemos ter como exemplo, nesse campo, a China – que amplia seu mercado consumidor com a utilização de baixos preços.

Temos que investir em infraestrutura, nas reformas tributária e trabalhista, e também reduzir a excessiva burocracia. Este último item é essencial – de acordo com um relatório Doing Business 2014, publicado pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa a 116ª posição de um ranking com 189 países, considerando a facilidade para fazer negócios em cada um deles.

É preciso aproveitar 2015 para reorganizar o País e depois voltarmos a crescer economicamente. Entretanto, para isso, é preciso que todos façam os seus papéis, inclusive o Governo.

Uma Resposta para “Perspectivas econômicas para 2015”

Deixe um comentário