Perfil

Nasceu em 21 de março de 1964, em uma pequena cidade do sertão da Paraíba. Aos cinco anos, seus pais se mudam para Mato Grosso e, depois, para Rondônia.(...)
Saiba mais.

Vale a pena

Histórico

Por que acompanhar os debates políticos?

Este ano teremos eleições presidenciais e estaduais. Com a proximidade da data, as discussões políticas crescem, principalmente nas redes sociais, onde a velocidade da comunicação se torna crucial nos debates, e em outros setores, que incluem rádio e televisão, aumenta o número de debates entre os candidatos.

Os debates fazem parte das eleições, no entanto, esses mesmos debates têm se tornado apenas uma ação sem muita novidade, coordenado pelos marqueteiros e partidos políticos, que não tem tido influência nas urnas e que não atrai a atenção dos eleitores. Será que essa mudança no perfil dos debates seria resultado do medo dos candidatos em se expor?
Os debates eleitorais são uma ótima oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas. Mas, não as mesmas propostas que estamos acostumados a ouvir. Para os eleitores, é preciso que os debates se tornem encontros proveitosos e autênticos. Nós, eleitores, poderíamos votar mais esclarecidos se cobrássemos o detalhamento das propostas durante a campanha e os debates eleitorais.

Muitos não sabem, mas, ao registrarem as candidaturas, os concorrentes aos cargos de governador e presidente da República protocolaram, na Justiça Eleitoral, seus programas de governo. Entretanto, a maior parte dos eleitores não lê esses documentos e, consequentemente, desconhece o plano de governo dos eleitos.

Por sua vez, os debates na televisão deveriam concentrar-se nas promessas de campanha e desafiar cada candidato a detalhar as propostas e mostrar o que os diferencia dos demais. Além disso, a inclusão da sociedade nos debates políticos seria capaz de contribuir com a efetividade das ações governamentais, afinal, não há maiores conhecedores dos problemas que a população sofre do que a própria população.

Todos sabemos que o Brasil precisa melhorar a educação, a saúde, a economia, enfim, a qualidade de vida, etc. O que não sabemos é como os nossos governantes pretendem fazer isso. É preciso que os debates eleitorais sejam mais bem aproveitados e sirvam para ajudar a população a tirar dúvidas e fazer a melhor escolha, e não sirvam apenas para ocupar um espaço na televisão, internet ou rádio.

Da mesma forma, talvez seja preciso repensar o horário de propaganda eleitoral para que ele tenha o mesmo objetivo. O povo brasileiro não precisa ver super produções dos candidatos. O que os eleitores precisam é ver projetos de governos realistas e que, de fato, pensem em melhorar a vida da população. E que depois de eleitos, os governantes demonstrem o comprometimento em cumprir aquilo que foi prometido antes.

Uma Resposta para “Por que acompanhar os debates políticos?”

  • Excelente artigo. O simples fato de assistirmos o horário eleitoral não garante um conhecimento dos candidatos. Ali há um preparo, uma pré-organização e ensaios, mas nos debates a estrutura é outra e cada candidato é pego de surpresa. É, então, que identificamos as fragilidades ou segurança de cada um.

Deixe um comentário